Esta comunicação objetiva socializar as experiências do grupo de capoeira “Herança com Cristo” vivenciadas na periferia de Aguazinha, Olinda-Pernambuco, sob a perspectiva da capoeira como instrumento de educação não formal e de fomento à prática do bem viver. Subvertendo a ordem escravocrata, já que por muito tempo esteve à frente dos registros policiais na comunidade, a capoeira devido aos seus valores educativos de respeito, humildade, hierarquia e valorização que são passados de geração a geração perpetuando, assim, sua tradição e ancestralidade, torna-se um instrumento de enfrentamento ao racismo, à violência, às desigualdades sociais e de gênero, defendendo a vida como um direito humano de cada uma e cada um. É nesse diálogo de capoeira, bem viver e educação, entendido como um ambiente de compatibilidade às diferenças, que escolhemos como processo metodológico a pesquisa participante, bem como entrevista semi estruturada, a serem aplicadas com três estudantes de capoeira e o mestre que atua diretamente com as/os brincantes. Estaremos atentas aos resultados a serem apresentados na comunicação oral. Sabemos que capoeira, bem viver e educação dialogam entre si para a construção de um projeto civilizatório onde as bases sejam os princípios de uma educação afrocentrada, libertária e para a vida.