A PEADS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA - PE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90078 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3478 "inscrito_id" => 12420 "titulo" => "A PEADS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA - PE" "resumo" => "Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa (em andamento) que tem como objetivo investigar as práticas de leitura e escrita presentes em turmas da educação infantil (crianças com 5 anos de idade) e turmas do 1º ano do ensino fundamental, do município de Vicência – PE, observando de que maneira essas práticas se relacionam com a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, (pedagogia que norteia a prática pedagógica no município) e com o processo de alfabetização letramento das crianças. De maneira mais específica, objetivamos investigar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelas professoras das turmas, observando de que maneira elas se relacionam com a PEADS, bem como, observar como a pedagogia (princípios, valores, etapas) se relaciona com o fazer pedagógico das professoras, sobretudo, nas atividades que tem como foco os eixos de alfabetização e letramento. Para atingirmos os objetivos propostos, estamos acompanhando, (semanalmente) o trabalho de 4 (quatro) professoras conforme acordo firmado com as mesmas. Optamos por uma pesquisa do tipo qualitativa, e adotamos como procedimentos metodológicos a observação participante, videogravação e o diário de campo. Sendo a PEADS uma pedagogia que compreende que a escola deve preocupar-se com o que acontece dentro e fora dela, porque a aprendizagem acontece e os valores são construídos dentro e fora dos muros, em interação com a comunidade e a partir da sua vida, compreendemos que esse estudo revelará experiências e práticas alfabetizadoras que trazem as crianças como protagonistas do processo de ensino - aprendizagem, tendo seus contextos e realidades permeando o ensinar e o aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12420_TB3478_10082022230509.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA ALEXANDRE BORGES" "autor_nome_curto" => "LUIZA BORGES" "autor_email" => "luizaalborges@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90078 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3478 "inscrito_id" => 12420 "titulo" => "A PEADS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA - PE" "resumo" => "Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa (em andamento) que tem como objetivo investigar as práticas de leitura e escrita presentes em turmas da educação infantil (crianças com 5 anos de idade) e turmas do 1º ano do ensino fundamental, do município de Vicência – PE, observando de que maneira essas práticas se relacionam com a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, (pedagogia que norteia a prática pedagógica no município) e com o processo de alfabetização letramento das crianças. De maneira mais específica, objetivamos investigar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelas professoras das turmas, observando de que maneira elas se relacionam com a PEADS, bem como, observar como a pedagogia (princípios, valores, etapas) se relaciona com o fazer pedagógico das professoras, sobretudo, nas atividades que tem como foco os eixos de alfabetização e letramento. Para atingirmos os objetivos propostos, estamos acompanhando, (semanalmente) o trabalho de 4 (quatro) professoras conforme acordo firmado com as mesmas. Optamos por uma pesquisa do tipo qualitativa, e adotamos como procedimentos metodológicos a observação participante, videogravação e o diário de campo. Sendo a PEADS uma pedagogia que compreende que a escola deve preocupar-se com o que acontece dentro e fora dela, porque a aprendizagem acontece e os valores são construídos dentro e fora dos muros, em interação com a comunidade e a partir da sua vida, compreendemos que esse estudo revelará experiências e práticas alfabetizadoras que trazem as crianças como protagonistas do processo de ensino - aprendizagem, tendo seus contextos e realidades permeando o ensinar e o aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12420_TB3478_10082022230509.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA ALEXANDRE BORGES" "autor_nome_curto" => "LUIZA BORGES" "autor_email" => "luizaalborges@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }