O presente trabalho objetivou identificar as representações de biodiversidade presente na revista Ciência Hoje das Crianças. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de tipologia documental. Seu corpus foi composto, pelos textos publicados na revista Ciência Hoje das Crianças, com a uma dimensão temporal estabelecida entre o período de março de 2016 a junho de 2019. As análises foram realizadas a partir do referencial da análise de conteúdo, baseadas em três categorias, são elas, biodiversidade: biológica, territorial e saberes tradicionais. A biodiversidade é um tema recorrente na revista CHC, ratificando a sua importância por se tratar um dos pilares das Ciências. A categoria mais observada nos documentos analisados, foi a biológica em que se tinha, em sua maioria, a apresentação de mais termos técnicos vinculados exclusivamente ao campo teórico, a diversidade identificada com um prisma unicamente ecológico de paisagens e dos seres vivos, além das representações de relações ecológicas simplistas, com um viés distanciado dos seres humanos. Em outros momentos, em especial nas revistas mais recentes analisadas, observou-se a categoria territorial, na qual era possível vislumbrar a ênfase nas reflexões sobre as comunidades tradicionais e seus saberes socioambientais, que envolviam a realidade local e a aproximação com os contextos sociocultural, político e econômico dessas comunidades. Por fim, a categoria menos observada em nossas análises foi a dos saberes tradicionais, haja vista, que na maioria das vezes foi colocado um peso maior no conhecimento puramente científico sobrepondo os outros saberes. O tema biodiversidade é indispensável na construção de conhecimentos para a ensino de Ciências, sendo de suma importância trazer representações que possibilitem ir para além de um olhar apenas biologizante, se materializando em mídias de DC a partir de aspectos sociais, culturais e territoriais que possam ressignificar possíveis representações equivocadas e legitimando novas formas de se perceber o mundo.