Este artigo aborda o uso do Wordwall como uma Metodologia Ativa no processo de aprendizagem durante a pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, na forma de um relato de experiência construído a partir de nossa participação no Programa Residência Pedagógica 2020-2022. As atividades dispostas no trabalho foram desenvolvidas em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Maceió, mediante formato de ensino remoto dado a necessidade de afastamento social devido à pandemia de Covid-19. Adotou-se como aporte teórico diversos autores, dentre eles Soares (2004), Silva (2012) e Júnior e Mil (2020) que apresentam grande contribuição às temáticas em destaque nesta produção. A utilização de uma Metodologia Ativa irrompe desafios e possibilidades e a exploração aqui descrita tornou evidente a necessidade de reconhecer e aplicar estratégias que façam do processo de alfabetização um processo atrativo, prático e eficaz. A imersão da criança no digital já é uma realidade próxima nesta geração e o letramento digital é conveniente e passível de atenção do professor que, planejando ações dinâmicas para este fim, irá favorecer positivamente a aprendizagem do educando. Os resultados apontam que as crianças obtiveram uma considerável experiência com Wordwall e, embora tenha havido entraves quanto aos aspectos de participação e devolutivas em razão de problema de acesso, atestou-se a assertiva de que é uma ferramenta dinâmica capaz de estimular a aprendizagem e possibilitar um trabalho que relaciona a cultura da leitura e da escrita ao âmbito digital.