No contexto do ensino de química, o tema se torna ainda mais desafiante, pois as práticas tradicionais e descontextualizadas ainda fazem parte do cotidiano da maioria das salas de aula, o que reflete na desmotivação e não participação ativa dos estudantes. Diante deste cenário, este trabalho buscou utilizar a metodologia do júri simulado a partir da temática escova progressiva como uma estratégia complementar para o ensino de química. Esta foi proposta como uma alternativa a metodologia tradicional, proporcionando um momento de promoção de autonomia e protagonismo do estudante em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada com estudantes do 3º ano do ensino médio e teve por objetivo analisar como esta estratégia pode favorecer o processo de construção de conhecimento de conteúdos de químicos. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação participativa e a análise dos materiais e falas produzidos por cada equipe. A partir dos dados obtidos foi possível perceber que a utilização de um problema contextualizado através do júri simulado desenvolveu autonomia nos estudantes, construção de conhecimento, trabalho em equipe, pesquisas científicas, o que permitiu a ressignificação dos conteúdos, frente ao problema proposto através da apresentação de argumentos durante a realização do júri.