JÚRI SIMULADO: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, A PARTIR DA ESCOVA PROGRESSIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90299 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3887 "inscrito_id" => 9110 "titulo" => "JÚRI SIMULADO: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, A PARTIR DA ESCOVA PROGRESSIVA" "resumo" => "No contexto do ensino de química, o tema se torna ainda mais desafiante, pois as práticas tradicionais e descontextualizadas ainda fazem parte do cotidiano da maioria das salas de aula, o que reflete na desmotivação e não participação ativa dos estudantes. Diante deste cenário, este trabalho buscou utilizar a metodologia do júri simulado a partir da temática escova progressiva como uma estratégia complementar para o ensino de química. Esta foi proposta como uma alternativa a metodologia tradicional, proporcionando um momento de promoção de autonomia e protagonismo do estudante em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada com estudantes do 3º ano do ensino médio e teve por objetivo analisar como esta estratégia pode favorecer o processo de construção de conhecimento de conteúdos de químicos. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação participativa e a análise dos materiais e falas produzidos por cada equipe. A partir dos dados obtidos foi possível perceber que a utilização de um problema contextualizado através do júri simulado desenvolveu autonomia nos estudantes, construção de conhecimento, trabalho em equipe, pesquisas científicas, o que permitiu a ressignificação dos conteúdos, frente ao problema proposto através da apresentação de argumentos durante a realização do júri." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9110_TB3887_24082022110828.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELE MARIA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CIBELLY" "autor_email" => "cibele.ferreira@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90299 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3887 "inscrito_id" => 9110 "titulo" => "JÚRI SIMULADO: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, A PARTIR DA ESCOVA PROGRESSIVA" "resumo" => "No contexto do ensino de química, o tema se torna ainda mais desafiante, pois as práticas tradicionais e descontextualizadas ainda fazem parte do cotidiano da maioria das salas de aula, o que reflete na desmotivação e não participação ativa dos estudantes. Diante deste cenário, este trabalho buscou utilizar a metodologia do júri simulado a partir da temática escova progressiva como uma estratégia complementar para o ensino de química. Esta foi proposta como uma alternativa a metodologia tradicional, proporcionando um momento de promoção de autonomia e protagonismo do estudante em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada com estudantes do 3º ano do ensino médio e teve por objetivo analisar como esta estratégia pode favorecer o processo de construção de conhecimento de conteúdos de químicos. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação participativa e a análise dos materiais e falas produzidos por cada equipe. A partir dos dados obtidos foi possível perceber que a utilização de um problema contextualizado através do júri simulado desenvolveu autonomia nos estudantes, construção de conhecimento, trabalho em equipe, pesquisas científicas, o que permitiu a ressignificação dos conteúdos, frente ao problema proposto através da apresentação de argumentos durante a realização do júri." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9110_TB3887_24082022110828.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELE MARIA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CIBELLY" "autor_email" => "cibele.ferreira@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }