A monitoria acadêmica, enquanto ação de iniciação à docência, oportuniza aos monitores dialogarem com a profissão e a construírem saberes teórico-práticos para entenderem os desafios docentes no ensino superior. Ante as vivências no Programa de Monitoria da UFPB, uma problemática emergiu: Como as práticas de monitoria apoiam a formação docente dos monitores e o interesse profissional pelo ensino superior? Perseguindo a questão, o objetivo deste estudo consiste em refletir as atividades de monitoria no componente curricular “Pesquisa e Prática Pedagógica do Ensino Fundamental” no curso de Pedagogia e seus significados formativos para as estudantes monitoras. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em parceria com trinta e cinco estudantes e duas monitoras. Os dados foram constituídos no desenvolvimento do componente curricular, na sistematização dos registros da prática docente, na organização de arquivos com os materiais didáticos e na produção de relatórios e de resumo expandido. De posse dos materiais, foram realizadas as leituras e a seleção das informações para a elaboração dos resultados. Dentre os resultados, figuram o trabalho remoto com a utilização de plataformas e ferramentas digitais, a participação das monitoras nos planejamentos, na elaboração de materiais didáticos e na realização de plantões pedagógicos para o atendimento dos estudantes. Atuaram ainda na avaliação do trabalho docente, nos encontros síncronos, na pesquisa de campo remota no Ensino Fundamental Anos Iniciais e nas produções de relatório e de sequência didática. Neste processo de iniciação à docência, prestigiou-se a postura investigativa e a reflexão das práticas no ensino superior.