A PSICOMOTRICIDADE E O RITMO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90321 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3915 "inscrito_id" => 16147 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE E O RITMO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA." "resumo" => "Ao iniciar o seu processo educacional no ambiente escolar, a criança na etapa da Educação Infantil passa a ter algumas experiências que a ajudarão no seu desenvolvimento a partir de seus vários aspectos, estes referem-se ao processo de socialização, expressão das emoções, afeto, sobretudo o movimento, como responsável pelo amadurecimento físico a partir do corpo. Esta discussão é um recorte de um trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo central conhecer publicações que dão destaque a importância da relação entre psicomotricidade e ritmo musical para uma proposta da Educação Infantil. A pesquisa se constituiu através de um levantamento bibliográfico, citando autores que refletiram sobre a importância do ritmo aliado ao movimento, entre eles destacam-se: Freitas, Nascimento e Silva, Taborda e Silva, Passos e Cesário. Para além disso, buscou-se refletir sobre as possíveis dinâmicas lúdicas prazerosas através da música e movimento, levando em conta os laços que podem ser criados entre professor e aluno sob o olhar e orientação do psicopedagogo. Alguns dos principais resultados se referem a importância da música como suporte ao amadurecimento cognitivo, ritmo musical e movimento como meio de desenvolvimento sociocultural da criança, papel da instituição escolar como responsável por promover momentos de interações lúdicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16147_TB3915_25082022231131.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS COELHO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Lucas Coelho De" "autor_email" => "lucasdelima270@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90321 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3915 "inscrito_id" => 16147 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE E O RITMO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA." "resumo" => "Ao iniciar o seu processo educacional no ambiente escolar, a criança na etapa da Educação Infantil passa a ter algumas experiências que a ajudarão no seu desenvolvimento a partir de seus vários aspectos, estes referem-se ao processo de socialização, expressão das emoções, afeto, sobretudo o movimento, como responsável pelo amadurecimento físico a partir do corpo. Esta discussão é um recorte de um trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo central conhecer publicações que dão destaque a importância da relação entre psicomotricidade e ritmo musical para uma proposta da Educação Infantil. A pesquisa se constituiu através de um levantamento bibliográfico, citando autores que refletiram sobre a importância do ritmo aliado ao movimento, entre eles destacam-se: Freitas, Nascimento e Silva, Taborda e Silva, Passos e Cesário. Para além disso, buscou-se refletir sobre as possíveis dinâmicas lúdicas prazerosas através da música e movimento, levando em conta os laços que podem ser criados entre professor e aluno sob o olhar e orientação do psicopedagogo. Alguns dos principais resultados se referem a importância da música como suporte ao amadurecimento cognitivo, ritmo musical e movimento como meio de desenvolvimento sociocultural da criança, papel da instituição escolar como responsável por promover momentos de interações lúdicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16147_TB3915_25082022231131.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS COELHO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Lucas Coelho De" "autor_email" => "lucasdelima270@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }