O presente estudo reflete sobre o processo de interiorização e funcionamento do ensino secundário privado no estado da Paraíba, considerando o recorte temporal de 1961 a 1971, período de vigência da Lei n°4.024/61, primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este trabalho fez parte do projeto de pesquisa “Ensino Secundário Público e Privado na Paraíba: expansão e interiorização (1961-1971)”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desse modo, a pesquisa histórico-educacional foi realizada mediante estudo bibliográfico, levantamento de dados e análise documental. Referente à bibliografia consultada, evidenciamos os estudos de Abreu (2005), Skidmore (1988), Fausto (2001), entre outras produções. Quanto à pesquisa documental, utilizamos dados coletados no arquivo histórico da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, e no Arquivo Histórico Waldemar Duarte, localizado na Fundação Espaço Cultural (FUNESC). Para a análise das fontes, consideramos as concepções de Le Goff (1996), Elias (2008), Ginzburg (1989) e Bacellar (2005) que destacam a importância de manter uma visão crítica-reflexiva ao investigar os documentos históricos. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar os estabelecimentos de ensino secundário privados, que tiveram sua instauração na Paraíba, durante o recorte temporal elegido, e que foram contemplados com o processo de interiorização deste nível de ensino no estado. Além disso, observamos que o investimento na ampliação do ensino pós-primário tornava uma parcela dos indivíduos aptos para acessarem os cursos do ensino superior e o mercado de trabalho.