Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um momento dos cursos de graduação importante para os processos de formação profissional. Nas licenciaturas, por exemplo, contribuem para os movimentos de constituição da identidade docente, como assevera Pimenta (2012) e Correia e Silva (2020). Este artigo objetiva apresentar experiências vivenciadas por estudante estagiário da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII, ao longo do ECS IV, analisando o vivido e suas repercussões para a formação do professor que ensinará Matemática no Ensino Médio. O estágio ocorreu em uma escola de esfera estadual na cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Ao longo do Estágio, desde os encontros na universidade e as atividades teórico-práticas realizadas na escola, mobilizou-se inúmeros conhecimentos necessários à docência, mostrando que para ser professor de matemática não basta apenas dominar os conhecimentos específicos, sendo necessário outros conhecimentos como o pedagógico, pedagógico do conteúdo, tecnológico, lúdico entre outros. Dessa forma, vivenciamos durante o estágio duas etapas: observação e regência; onde compreendemos os processos de educativos da matemática no Ensino Médio e posteriormente experenciando dar aula nesse espaço. Nesse sentido, utilizamos diversos recursos didáticos e metodologias, como o Geoplano, Mapa Conceituais, Projeto de Vida, História da Matemática, além disso, tendo uma abordagem com a Matemática Crítica. Portanto, acreditamos que esses desafios e possibilidades que surgiram nesse movimento proporcionaram aprendizado enquanto estagiário e que contribuíram na constituição docente, enquanto futuros professores de matemática.

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