Este texto traz reflexões construidas e desenvolvidas através dos debates realizados na disciplina “Saberes e prática docente no ensino de Linguagem na Educação Básica” do curso de Mestrado em Educação Básica da UFPE e do estudo específico sobre leitura e produção textual na obra de SOARES (2022). Neste percurso, buscou-se compreender e apropriar-se das contribuições apresentadas na obra “Alfaletrar - toda criança pode aprender a ler e a escrever” da autora supracitada para o “saber fazer” docente no ciclo de alfabetização e letramento, no que concerne o desenvolvimento de habilidades de leitura e compreensão e produção de texto. A temática abordada foi analisada através dos elementos teóricos e exemplos práticas exitosas oferecidos por Soares (2022) e de reflexões com base nos construtos teóricos de Chartier (2002), Certeau (1994) e Tardif (2002). As práticas, realizadas com sucesso, e exemplificadas por Soares (2022) na sua obra serviram de base para que fosse construído o produto educacional; um site para compartilhar sugestões de atividades que desenvolvam habilidades de leitura e escrita em crianças que estejam no ciclo de alfabetização e letramento. Os professores que visitarem poderão também compartilhar as experiências exitosas.