Algumas concepções weberianas se revelam nas atitudes hodiernas tomadas pelos educandos da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), sendo que esta obra foi produzida em diferentes contextos e em outro período histórico. Esses referenciais teóricos de Max Weber nos mostra que o educando evadido desta modalidade de ensino faz parte da ação social da conduta humana. Para se entender essa ação é necessário compreender o entorno do evadido. Conhecendo sua realidade socioeconômica, a ação de abandonar a escola torna-se compreensível para aquele momento. Com intuito de conhecer os motivos que levam o educando evadir, foram aplicados questionários a catorze educandos, três professores e o gestor da Escola de Referência em Ensino Médio Aires Gama, da cidade de Flores – Pernambuco, tendo como referencial teórico SANTOS, 2013, p. Para Weber, a ação social é o objeto de estudo da Sociologia. Esta ação com caráter subjetivo tem o objetivo de compreender a conduta social humana que nesta pesquisa, alude o processo da evasão da EJA. Dos quatro tipos puros da ação racional com relação a fins construídos por este sociólogo, as ações com relação a valores e a ação afetiva estão muito ligadas ao corpo discente da EJA. Estudar ou não é um exemplo clássico da ação racional de conduta praticada pelos homens, como comenta Barbosa e Quintaneiro, (2003). Estudar também faz parte da engrenagem da burocracia. Nosso sistema organizado valoriza o diploma educacional e exclui quem não estuda.