Este trabalho aborda o processo de avaliação da Educação Infantil na Escola Municipal Alzira Maia no Sítio Zé Velho de Queimadas-PB, onde consideramos a educação infantil como uma etapa escolar primordial para o desenvolvimento do educando, e muitas vezes trabalha-se de forma não sistemática, sem uso dos direitos fundamentais de aprendizagem nessa etapa. Este trabalho objetiva analisar o processo de avaliação com os alunos do Pré I e Pré II na Escola Municipal Alzira Maia, no Sítio Zé Velho Em Queimadas-PB. Considerando Hoffmann, a avaliação deve ser intermediária, onde mediação significa um estado de alerta estável do professor que acompanha e estuda a história da criança em seu processo de desenvolvimento. Utilizou-se a observação dos portfólios, atividades cotidianas dos alunos e sua sistematização no cotidiano escolar, observando os aspectos principais para o desenvolvimento infantil com ênfase na linguagem e coordenação motora. È importante ressaltar que as atividades realizadas por este público se enquadram no desenvolvimento corporal, musical, plástica, oral e escrita.descobrindo e conhecendo progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar propiciando a comunicação oral e a interação estabelecendo e ampliar cada vez mais as relações sociais aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, observando e explorando o ambiente com atitude de curiosidade percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.