Discorre sobre o debate acerca de gênero / sexo e violência contra a mulher na formação profissional no curso de Serviço Social do IFCE- campus Iguatu. Neste sentido. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e quantitativa, subsidiada pelo método materialista histórico-dialético e teve como procedimentos metodológicos as pesquisas bibliográfica e documental, sendo que os dados foram colhidos por meio de questionário que foi aplicado e constituído por questões de múltipla escolha e discursivas, com alunos que tinham cursando, pelo menos, 80% do curso e o componente curricular ”Relações de Gênero, Classe e Etnia”. Já a análise dos dados se deu de acordo com procedimentos de análise de conteúdo, em que foram confrontados dados levantados no questionário com discussões teóricas em torno das categorias que estão presente no debate sobre gênero e violência contra a mulher na formação profissional nas universidades públicas de Iguatu. Os resultados indicam que o debate sobre gênero tem alto potencial para desvelamento das complexidades das relações sociais, sobretudo a violência contra a mulher, já que as estudantes conseguem perceber as opressões do patriarcado, concluindo-se que as universidades públicas de Iguatu contribuem para as estudantes entenderem o lugar da mulher na sociedade e as vivências das opressões em seus cotidianos, colocando-se como importante ferramenta para o processo de formação profissional.