ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS TRÊS EDIÇÕES DO ENCONTRO DE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ELEM 2014-2021)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90458 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4100 "inscrito_id" => 16595 "titulo" => "ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS TRÊS EDIÇÕES DO ENCONTRO DE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ELEM 2014-2021)" "resumo" => "Discussões entre educadores colocam a ludicidade como elemento importante no ensino de matemática e, assim, as pesquisas que focam essa temática aparentemente ganham maior volume de publicação a cada ano. Esses fatores nos impulsionaram a analisar as publicações de um evento sobre ludicidade que enfatizasse essa temática e que mantivesse, de certo modo, alguma proximidade com nosso Curso de Licenciatura em Matemática. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar o conceito de ludicidade e suas implicações nas publicações para o ambiente escolar das três edições do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). Para isso, construímos uma pesquisa qualitativa de um mapeamento dos artigos publicados e disponíveis nos Anais do ELEM de 2014, 2017 e 2021. Para consolidar a pesquisa, utilizamos como base os estudos de Luckesi (2014), Leal e D’Avilla (2013), Goldenberg (2004), Silveira e Córdova (2009), Vosgerau e Romanowski (2014), Fiorentini, Passos e Lima (2016), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e os Anais das edições do ELEM (2014; 2017; 2021). Os resultados mostraram que as três edições do ELEM publicaram 43 artigos, sendo 13 na modalidade de Comunicação Científica e 30 na modalidade Relato de Experiência. Os resultados mostraram também que as pesquisas apresentaram diversos recursos e atividades potencialmente lúdicas, como softwares, livros, músicas e danças que garantiram a ludicidade para além dos jogos e brincadeiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16595_TB4100_05122022074834.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SABRINA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Paloma Sabrina" "autor_email" => "souzapsas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90458 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4100 "inscrito_id" => 16595 "titulo" => "ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DAS TRÊS EDIÇÕES DO ENCONTRO DE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ELEM 2014-2021)" "resumo" => "Discussões entre educadores colocam a ludicidade como elemento importante no ensino de matemática e, assim, as pesquisas que focam essa temática aparentemente ganham maior volume de publicação a cada ano. Esses fatores nos impulsionaram a analisar as publicações de um evento sobre ludicidade que enfatizasse essa temática e que mantivesse, de certo modo, alguma proximidade com nosso Curso de Licenciatura em Matemática. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar o conceito de ludicidade e suas implicações nas publicações para o ambiente escolar das três edições do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). Para isso, construímos uma pesquisa qualitativa de um mapeamento dos artigos publicados e disponíveis nos Anais do ELEM de 2014, 2017 e 2021. Para consolidar a pesquisa, utilizamos como base os estudos de Luckesi (2014), Leal e D’Avilla (2013), Goldenberg (2004), Silveira e Córdova (2009), Vosgerau e Romanowski (2014), Fiorentini, Passos e Lima (2016), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e os Anais das edições do ELEM (2014; 2017; 2021). Os resultados mostraram que as três edições do ELEM publicaram 43 artigos, sendo 13 na modalidade de Comunicação Científica e 30 na modalidade Relato de Experiência. Os resultados mostraram também que as pesquisas apresentaram diversos recursos e atividades potencialmente lúdicas, como softwares, livros, músicas e danças que garantiram a ludicidade para além dos jogos e brincadeiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16595_TB4100_05122022074834.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SABRINA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Paloma Sabrina" "autor_email" => "souzapsas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }