A MULTISSEMIOSE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÃO DOCENTE E APLICABILIDADE EM SALA DE AULA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90460 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4103 "inscrito_id" => 12798 "titulo" => "A MULTISSEMIOSE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÃO DOCENTE E APLICABILIDADE EM SALA DE AULA" "resumo" => "O ensino de leitura nas aulas de Língua Portuguesa se transformou ao longo dos anos em decorrência de diversos fatores, e, dentre eles, destaca-se as especificidades vindas do contexto social e das dinâmicas vivenciadas pelo uso das tecnologias no ambiente escolar. Esse redimensionamento também traz à baila as demandas ligadas aos multiletramentos, que requerem dos sujeitos (professores e estudantes) distintas formas de ler, interpretar e produzir enunciados verbais e escritos. Assim, objetivamos analisar como os professores de Língua Portuguesa percebem o processo de ensino a partir do uso de textos multissemióticos enquanto ferramentas didático-pedagógicas para o ensino de língua materna. Para isso, seguimos a metodologia bibliográfica, ao trazermos teorias que versam sobre a temática, buscando facilitar a compreensão leitora; além disso, optamos pela pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas que foram respondidas por professores de Língua Portuguesa. Em função disso, as indagações que direcionam o presente estudo são: 1) Quais aprendizagens são necessárias à interpretação, leitura e produção de textos multissemióticos?; 2) Como os professores de Língua Portuguesa compreendem o uso da multissemiose enquanto ferramenta didática e metodológica para o ensino da Língua Portuguesa?. Partindo dos resultados obtidos através das respostas coletadas, percebemos o quão indispensável é que os professores compreendam cada vez mais acerca dos métodos de ensino voltados à produção de textos multissemióticos, para que possam proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades leitoras aos estudantes, sobretudo a partir dos meios digitais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12798_TB4103_07102022150856.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ALVES DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.alves.lima@outlook.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90460 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4103 "inscrito_id" => 12798 "titulo" => "A MULTISSEMIOSE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÃO DOCENTE E APLICABILIDADE EM SALA DE AULA" "resumo" => "O ensino de leitura nas aulas de Língua Portuguesa se transformou ao longo dos anos em decorrência de diversos fatores, e, dentre eles, destaca-se as especificidades vindas do contexto social e das dinâmicas vivenciadas pelo uso das tecnologias no ambiente escolar. Esse redimensionamento também traz à baila as demandas ligadas aos multiletramentos, que requerem dos sujeitos (professores e estudantes) distintas formas de ler, interpretar e produzir enunciados verbais e escritos. Assim, objetivamos analisar como os professores de Língua Portuguesa percebem o processo de ensino a partir do uso de textos multissemióticos enquanto ferramentas didático-pedagógicas para o ensino de língua materna. Para isso, seguimos a metodologia bibliográfica, ao trazermos teorias que versam sobre a temática, buscando facilitar a compreensão leitora; além disso, optamos pela pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas que foram respondidas por professores de Língua Portuguesa. Em função disso, as indagações que direcionam o presente estudo são: 1) Quais aprendizagens são necessárias à interpretação, leitura e produção de textos multissemióticos?; 2) Como os professores de Língua Portuguesa compreendem o uso da multissemiose enquanto ferramenta didática e metodológica para o ensino da Língua Portuguesa?. Partindo dos resultados obtidos através das respostas coletadas, percebemos o quão indispensável é que os professores compreendam cada vez mais acerca dos métodos de ensino voltados à produção de textos multissemióticos, para que possam proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades leitoras aos estudantes, sobretudo a partir dos meios digitais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12798_TB4103_07102022150856.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ALVES DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.alves.lima@outlook.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }