A discussão da integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com o currículo e a prática docente frequentemente é orientada pela falta de recursos adequados ou pela dificuldade de muitos professores em utilizar as TDIC de forma intencional e com fins pedagógicos. Diante desse cenário, o presente trabalho relata a experiência do autor como facilitador de um ambiente de aprendizagem com os discentes do componente curricular de Recursos Digitais Educacionais, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ao estudarem sobre Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVA) como recurso pedagógico, considerando contextos com pouca estrutura tecnológica disponível. O percurso metodológico envolveu a análise do planejamento da sequência didática, em que foi adotada a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), e sua execução ao longo de duas semanas de aulas, passando pelas etapas de discussão do problema envolvendo a prática de uma professora com LVA no Ensino Superior, o aprofundamento teórico, a rediscussão com base nas leituras realizadas, e a experimentação de LVA simulando situações de aprendizagem com estudantes de Educação Básica. Como resultado, constatou-se, por meio dos relatos dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) após as aulas, que os objetivos de aprendizagem definidos para a sequência didática foram alcançados, bem como houve o aprofundamento teórico e prático na temática de LVA como recurso pedagógico viável para fortalecer a aprendizagem na Educação Básica (ARRUDA; OLIVEIRA; LIMA, 2021; PINHEIRO; PESSOA JUNIOR; ARAÚJO, 2015; SILVA; MERCADO, 2019), sobretudo em componentes curriculares das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, e no Ensino Superior (AMARAL, et al., 2011; BLANCO; SCHIRMBECK, 2018), quando há investimento da Instituição de Ensino Superior (IES), em especial para cursos que necessitam de formação atrelada à prática laboratorial.