O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DISCÁLCULICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BALSAS-MA, NO CONTEXTO PANDÊMICO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90530 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4193 "inscrito_id" => 9535 "titulo" => "O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DISCÁLCULICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BALSAS-MA, NO CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "Atualmente tem sido apresentado e argumentado sobre diversas dificuldades dos alunos, e tem se constatado através de avaliações internas e externas que os alunos têm grandes dificuldades ligadas principalmente à capacidade de resolver questões matemáticas, sejam elas sobre cálculos, números, escrita ou geometria. Nesta área ganha destaque uma palavra que por vezes é desconhecida por alguns alunos, professores e familiares, a Discalculia, ela afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva, impedindo que se desenvolva a inteligência necessária para a construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. A temática da pesquisa consiste em analisar o processo de desenvolvimento dos alunos discálculicos no ensino fundamental I, em uma escola municipal em Balsas-MA, no contexto pandêmico. A problemática está baseada em investigar quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as discálculicos no período da pandemia. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções dos professores de anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal no município de Balsas-MA, sobre discalculia. Ainda, como descrever as ações que foram efetivadas para favorecer o processo de ensino aprendizagem de alunos discálculicos no cenário da pandemia. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado foi à entrevista, questionário com dez professores de uma escola municipal da cidade de Balsas-MA. Ao finalizar a pesquisa percebeu-se que os seus objetivos foram satisfatoriamente atingidos. Assim, como a questão problema que norteou o presente trabalho, haja vista que, foram criadas estratégias e propostas pedagógicas para trabalhar com alunos com dificuldades, incluindo a dificuldade de aprendizagem em matemática, tendo um efeito relevante e positivo onde mais de sessenta e seis por cento dos alunos avançaram em relação ao ponto inicial da pesquisa, um dos meios mais eficazes tem sido a busca ativa e o atendimento personalizado e individualizado como base para reparar os danos ocasionados pelo contexto pandêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9535_TB4193_07092022213743.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILIAN OLIVEIRA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MILIAN OLIVEIRA" "autor_email" => "myllaped.adv@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90530 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4193 "inscrito_id" => 9535 "titulo" => "O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DISCÁLCULICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BALSAS-MA, NO CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "Atualmente tem sido apresentado e argumentado sobre diversas dificuldades dos alunos, e tem se constatado através de avaliações internas e externas que os alunos têm grandes dificuldades ligadas principalmente à capacidade de resolver questões matemáticas, sejam elas sobre cálculos, números, escrita ou geometria. Nesta área ganha destaque uma palavra que por vezes é desconhecida por alguns alunos, professores e familiares, a Discalculia, ela afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva, impedindo que se desenvolva a inteligência necessária para a construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. A temática da pesquisa consiste em analisar o processo de desenvolvimento dos alunos discálculicos no ensino fundamental I, em uma escola municipal em Balsas-MA, no contexto pandêmico. A problemática está baseada em investigar quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as discálculicos no período da pandemia. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções dos professores de anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal no município de Balsas-MA, sobre discalculia. Ainda, como descrever as ações que foram efetivadas para favorecer o processo de ensino aprendizagem de alunos discálculicos no cenário da pandemia. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado foi à entrevista, questionário com dez professores de uma escola municipal da cidade de Balsas-MA. Ao finalizar a pesquisa percebeu-se que os seus objetivos foram satisfatoriamente atingidos. Assim, como a questão problema que norteou o presente trabalho, haja vista que, foram criadas estratégias e propostas pedagógicas para trabalhar com alunos com dificuldades, incluindo a dificuldade de aprendizagem em matemática, tendo um efeito relevante e positivo onde mais de sessenta e seis por cento dos alunos avançaram em relação ao ponto inicial da pesquisa, um dos meios mais eficazes tem sido a busca ativa e o atendimento personalizado e individualizado como base para reparar os danos ocasionados pelo contexto pandêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9535_TB4193_07092022213743.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILIAN OLIVEIRA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MILIAN OLIVEIRA" "autor_email" => "myllaped.adv@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }