SILVA, Daniele Andre Da et al.. O que se entende por gestão democrática e currículo. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9056>. Acesso em: 25/11/2024 00:50
Este artigo analisa aspectos relacionados à gestão de duas escolas públicas localizadas nos municípios de Cacimba de Dentro-PB e Esperança-PB, tais como conhecer de que maneira a gestão democrática é compreendida pelos gestores e de que forma a mesma pode contribuir para o desenvolvimento do educando e melhoria do ensino. A metodologia consiste em um estudo exploratório através do qual duas gestoras foram entrevistas no período de julho de 2013, abordando questões tais como qual o tipo de gestão é adotado na escola, como é feito o planejamento curricular, se a escola possui projeto político-pedagógico e como o mesmo é elaborado entre outras questões. Para a análise dos dados recorremos a autores como FREITAS, LOPES e MACEDO. Chegamos as seguintes conclusões: a gestão democrática é condição para a melhoria da qualidade da educação; as eleições de diretores não são elementos suficientes para garantir gestão democrática, no planejamento curricular as escolas seguem apenas a grade nacional, não levando em consideração as necessidades da região.