CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOTSKY PARA A PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE CASO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90565 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4250 "inscrito_id" => 17091 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOTSKY PARA A PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE CASO" "resumo" => "Jean Piaget e Lev Vygotsky consistem em autores importantes para a área da educação, tendo desenvolvido teorias da aprendizagem que permitem a compreensão sobre o desenvolvimento humano e o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi verificar as contribuições desses teóricos na prática dos docentes no âmbito escolar e identificar a abordagem proposta pela instituição de ensino, visando compreender a efetivação do desenvolvimento da criança. Para tanto, foram feitas duas observações na sala de aula de educação infantil com 10 crianças, na faixa etária de quatro a cinco anos, uma professora e uma auxiliar de sala. Além da observação, os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, contendo onze perguntas abertas, que foram feitas à professora. Os resultados mostraram a importância de aplicar os conceitos de Piaget e Vygotsky na prática dos docentes, uma vez que fundamenta o processo de aprendizagem das crianças por meio da interação com o meio social, com o objeto, a apropriação da cultura e a intervenção de um sujeito detentor de experiências. Além disso, atividades em grupos e o contato com materiais didáticos e lúdicos propostos pela abordagem sociointeracionista da instituição podem facilitar o processo ensino-aprendizagem e a estruturação do raciocínio frente aos desafios em que os alunos são expostos. Logo, pode-se concluir que esse estudo proporcionou a solidificação das concepções estabelecidas pelos principais teóricos da aprendizagem, compreendendo as suas contribuições para a prática de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17091_TB4250_27112022123401.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA" "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90565 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4250 "inscrito_id" => 17091 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOTSKY PARA A PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE CASO" "resumo" => "Jean Piaget e Lev Vygotsky consistem em autores importantes para a área da educação, tendo desenvolvido teorias da aprendizagem que permitem a compreensão sobre o desenvolvimento humano e o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi verificar as contribuições desses teóricos na prática dos docentes no âmbito escolar e identificar a abordagem proposta pela instituição de ensino, visando compreender a efetivação do desenvolvimento da criança. Para tanto, foram feitas duas observações na sala de aula de educação infantil com 10 crianças, na faixa etária de quatro a cinco anos, uma professora e uma auxiliar de sala. Além da observação, os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, contendo onze perguntas abertas, que foram feitas à professora. Os resultados mostraram a importância de aplicar os conceitos de Piaget e Vygotsky na prática dos docentes, uma vez que fundamenta o processo de aprendizagem das crianças por meio da interação com o meio social, com o objeto, a apropriação da cultura e a intervenção de um sujeito detentor de experiências. Além disso, atividades em grupos e o contato com materiais didáticos e lúdicos propostos pela abordagem sociointeracionista da instituição podem facilitar o processo ensino-aprendizagem e a estruturação do raciocínio frente aos desafios em que os alunos são expostos. Logo, pode-se concluir que esse estudo proporcionou a solidificação das concepções estabelecidas pelos principais teóricos da aprendizagem, compreendendo as suas contribuições para a prática de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17091_TB4250_27112022123401.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA" "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }