O artigo é recorte de uma tese de doutorado vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seu objetivo é apresentar como a leitura de literatura pode ser trabalhada para se discutir a relações, muitas vezes veladas, entre as meninas e que podem esconder situações de violência e até de bullying entre escolares. Nesse estudo, o foco da discussão recai sobre o conto “Um-olhinho, Dois-olhinhos, Três-Olhinhos". Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa com intervenção. O locus de sua realização foi uma escola pública do Município de Natal – RN (BRASIL), em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. Na intervenção pedagógica, realizou-se um encontro para a leitura e discussão do referido conto. As sessões foram estruturadas a partir da andaimagem, levando-se em consideração os momentos de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Sua análise ancorou-se em princípios da Análise de Conteúdos, sendo abordadas as seguintes categorias: motivação à leitura, estímulo à discussão, incentivo à reflexão (Unidade: mediação pedagógica) e relação texto-vida x bullying (Unidade: relação texto literário x bullying). Os resultados da análise revelam que a mediação pedagógica, construída com base em questionamentos, foi de suma importância para que os sujeitos pudessem agir ativamente na sessão de leitura e construíssem relações entre a violência na ficção e o modo como a relação de amizade e convivência entre meninas se estabelece na vida real, considerando as agressões presentes cotidianamente no ambiente escolar.