Este artigo tem por objetivo compartilhar uma experiência pedagógica de formação continuada realizado com as equipes gestoras das escolas municipais de Manaus desenvolvida na Secretaria Municipal de Educação pela equipe de Formação em Gestão Educacional da mesma secretaria, no período de 2020 a 2022. O processo de formação continuada dos profissionais da educação se constitui como elemento de suma importância, pois discuti que no mundo globalizado no qual vivemos não há mais lugar para decisões solitárias na educação. Partindo dessa premissa, a Formação em Gestão Educacional propõe uma formação na perspectiva da Educação Integral na qual estejam presentes gestores escolares, pedagogos e assessores pedagógicos, haja visto, entender que estes três profissionais, trabalhando em conjunto, formam a equipe gestora da escola e que o trabalho colaborativo dos mesmos proporciona fluidez aos processos educacionais da instituição. Realizado por meio de encontros no formato remoto e presencial, o trabalho buscou desenvolver processos formativos colaborativos à luz dos princípios da educação integral, trilhando territórios de aprendizagem, que favorecessem a construção de competências e habilidades dos sujeitos envolvidos buscando atender aos desafios e necessidades do fazer pedagógico e potencializando os processos de ensino e aprendizagem no contexto da pandemia e pós pandemia. Neste cenário, os dados coletados, por meio de relatos, depoimentos e formulários de avaliação demonstram que a formação é um importante aliado em qualquer processo histórico social e indicam ações desenvolvidas nas escolas provenientes da mesma. Articulada aos desafios que envolvem os diferentes aspectos educacionais e sociais, a formação com a equipe gestora se apresenta como importante contato e compromisso coletivo, ético, social, de trabalho e de todos com os processos de aprendizagem e de humanização das relações que permeiam o ser e o fazer educacional.