No presente artigo, buscamos dialogar com os produtos educacionais dos mestrados profissionais do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Percorremos os produtos educacionais dos cursos strictu sensu e observamos que esses podem ressignificar as práticas pedagógicas no âmbito das Instituições Educacionais, apresentando diversas justificativas desses materiais de ensino em resposta a diversas problemáticas existentes no contexto educacional. Para isso, analisamos a base legal dos mestrados profissionais Profept e Ppgtec, bem como os produtos educacionais desses mestrados do Ifal e observamos que esses produtos apresentam solução colaborativa, inclusiva, democrática no âmbito da ciência, da cultura, da tecnologia, e do trabalho. Objetiva-se através desse trabalho ampliar a divulgação desses produtos educacionais tanto a nível de nosso Estado de Alagoas quanto a nível Nacional pela motivação das características desses produtos apresentarem caminhos, propostas, modelos de resolução de problemas da educação bem como a relevância desses produtos na pesquisa educacional. Em síntese, buscamos analisar os produtos educacionais dos mestrados profissionais do Instituto Federal de Alagoas, o PROFEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) e o PPGTEC (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais). Esses programas têm em comum o desafio de elaborar produtos educacionais que produzam respostas disertas aos problemas colocados nas temáticas da educação e do meio ambiente respectivamente. O lócus da pesquisa: o Campus Benedito Bentes e o Campus Marechal Deodoro. A metodologia empregada: a pesquisa ação. O referencial teórico está fundamentado aos estudos de (BARBIER,2007), (CIAVATTA, 2014), (FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2012), (FREIRE, 1999), (TARDIF, 2019), (IBIAPINA,2008), (QUEVEDO, 2018), (PIO, 2012), (BOMFIM, 2018), (Martins, 2004), (Backes, 2011), (Silva, 2013). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, PRODUTOS EDUCACIONAIS, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, TRABALHO