RACISMO E IDENTIDADE: O QUE SIGNIFICA SER CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR?
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90665 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4376 "inscrito_id" => 17267 "titulo" => "RACISMO E IDENTIDADE: O QUE SIGNIFICA SER CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR?" "resumo" => "O presente texto traz reflexões de duas pesquisadoras envolvidas com a educação das crianças das classes populares, majoritariamente negras. Nosso lugar no mundo nos coloca a trazer, nesse texto, reflexões sobre o processo de construção da identidade negra de modo positivo. Destacamos o modo positivo porque reconhecemos o quanto estamos inseridos em uma sociedade que, historicamente, ensina aos sujeitos negros, desde muito cedo, que para ser aceito é preciso negar-se. Este fato nos desperta a atentar para a importância de se falar/estudar/discutir sobre a diversidade cultural no cotidiano escolar. Pensar sobre a diversidade cultural nos desloca de uma suposta zona de conforto redirecionando nossas vozes, gestos e ações cotidianas para a luta, nos levando a buscar nas teorias elementos que nos fortaleçam para que possamos atuar no sentido de uma construção de uma educação de fato antirracista nos espaços em que atuamos. A partir de estudos realizados no âmbito das pesquisas sobre relações étnico-raciais, educação e infâncias e das nossas experiências no cotidiano com as crianças e famílias com as quais trabalhamos, vamos registrando o quanto a identidade negra, quando não é negada, é atacada, pois é atenuada a partir do famigerado mito da democracia racial e direcionamos o nosso trabalho no sentido de fazer aparecer, valorizar e sedimentar esta identidade. Com relação a superação do racismo concordamos sobre a urgência de falar, de saber como falar, compreendendo o que se fala, e sermos atuantes na construção de práticas e estratégias de enfrentamento, de transformação. Tomar consciência nos conduz a luta por direitos, incluindo o direito das crianças negras de saber quem são, de descobrir e reconhecer o valor da sua negritude." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17267_TB4376_08092022202839.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA PAULA DOS SANTOS GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOANA Oliveira" "autor_email" => "joana_jn2010@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90665 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4376 "inscrito_id" => 17267 "titulo" => "RACISMO E IDENTIDADE: O QUE SIGNIFICA SER CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR?" "resumo" => "O presente texto traz reflexões de duas pesquisadoras envolvidas com a educação das crianças das classes populares, majoritariamente negras. Nosso lugar no mundo nos coloca a trazer, nesse texto, reflexões sobre o processo de construção da identidade negra de modo positivo. Destacamos o modo positivo porque reconhecemos o quanto estamos inseridos em uma sociedade que, historicamente, ensina aos sujeitos negros, desde muito cedo, que para ser aceito é preciso negar-se. Este fato nos desperta a atentar para a importância de se falar/estudar/discutir sobre a diversidade cultural no cotidiano escolar. Pensar sobre a diversidade cultural nos desloca de uma suposta zona de conforto redirecionando nossas vozes, gestos e ações cotidianas para a luta, nos levando a buscar nas teorias elementos que nos fortaleçam para que possamos atuar no sentido de uma construção de uma educação de fato antirracista nos espaços em que atuamos. A partir de estudos realizados no âmbito das pesquisas sobre relações étnico-raciais, educação e infâncias e das nossas experiências no cotidiano com as crianças e famílias com as quais trabalhamos, vamos registrando o quanto a identidade negra, quando não é negada, é atacada, pois é atenuada a partir do famigerado mito da democracia racial e direcionamos o nosso trabalho no sentido de fazer aparecer, valorizar e sedimentar esta identidade. Com relação a superação do racismo concordamos sobre a urgência de falar, de saber como falar, compreendendo o que se fala, e sermos atuantes na construção de práticas e estratégias de enfrentamento, de transformação. Tomar consciência nos conduz a luta por direitos, incluindo o direito das crianças negras de saber quem são, de descobrir e reconhecer o valor da sua negritude." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17267_TB4376_08092022202839.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA PAULA DOS SANTOS GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOANA Oliveira" "autor_email" => "joana_jn2010@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }