IMPLANTAÇÃO DO CLUBE DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA: LEITORES CRÍTICOS E PROFICIENTES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90692 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4413 "inscrito_id" => 9427 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DO CLUBE DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA: LEITORES CRÍTICOS E PROFICIENTES" "resumo" => "O estudo versa sobre o relato de experiência concernente à implantação do Clube de Leitores na Biblioteca da Escola Técnica Estadual. Realizando encontros quinzenais com grupos separados de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de forma a trabalhar as obras literárias que são exigidas nas provas das universidades e ENEM. A proposta embasou-se nas concepções de Yunnes (2004) no que tange a leituras compartilhadas e leitores multiplicadores, Cosson (2018) que aborda os círculos de leitura, Marcuschi (2008) em relação as habilidades de leitura na matriz de referência, Kleiman (2006) no tocante a leitura como prática social e Bunzen (2006) contemplando o ensino de língua materna no ensino médio. A pesquisa é de caráter qualitativo por ater-se ao processo de realização do estudo. O estudo iniciou-se de forma remota devido a Pandemia e prosseguiu de forma presencial. Foram utilizados Google Forms com questionários e entrevista semiestruturada para avaliar o comportamento dos estudantes antes dos círculos de leitura e depois, identificando as habilidades desenvolvidas durante todo o projeto como também a construção de novos significados e letramentos. A Biblioteca desenvolvendo projetos mediante a Aprendizagem Baseada em Projetos e com abordagem nos ODS 4 da ONU – Educação de Qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9427_TB4413_01122022232144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA DIAS" "autor_email" => "rosangelladiass@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90692 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4413 "inscrito_id" => 9427 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DO CLUBE DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA: LEITORES CRÍTICOS E PROFICIENTES" "resumo" => "O estudo versa sobre o relato de experiência concernente à implantação do Clube de Leitores na Biblioteca da Escola Técnica Estadual. Realizando encontros quinzenais com grupos separados de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de forma a trabalhar as obras literárias que são exigidas nas provas das universidades e ENEM. A proposta embasou-se nas concepções de Yunnes (2004) no que tange a leituras compartilhadas e leitores multiplicadores, Cosson (2018) que aborda os círculos de leitura, Marcuschi (2008) em relação as habilidades de leitura na matriz de referência, Kleiman (2006) no tocante a leitura como prática social e Bunzen (2006) contemplando o ensino de língua materna no ensino médio. A pesquisa é de caráter qualitativo por ater-se ao processo de realização do estudo. O estudo iniciou-se de forma remota devido a Pandemia e prosseguiu de forma presencial. Foram utilizados Google Forms com questionários e entrevista semiestruturada para avaliar o comportamento dos estudantes antes dos círculos de leitura e depois, identificando as habilidades desenvolvidas durante todo o projeto como também a construção de novos significados e letramentos. A Biblioteca desenvolvendo projetos mediante a Aprendizagem Baseada em Projetos e com abordagem nos ODS 4 da ONU – Educação de Qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9427_TB4413_01122022232144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA DIAS" "autor_email" => "rosangelladiass@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }