Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90699
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4424
    "inscrito_id" => 9406
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "Tem-se discutido nas pesquisas acadêmicas a inserção tecnológica no contexto educacional, ressaltando à carência das TDIC na formação de professores, sendo este um dos motivos ressaltados para a pouca integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, e a avaliação na educação básica. Diante disso, o estudo objetivou responder o seguinte questionamento: o que a literatura tem apresentado, acerca dos processos formativos dos licenciandos em Matemática que integre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para desenvolvimento da prática pedagógica? Assim, buscou-se realizar um levantamento sistemático para analisar estudos publicados no período de 2018 a 2022 na base de dados da Capes, acerca a integração das TDIC na formação docente em Matemática. Foram encontradas 509 publicações, contudo foram utilizados critérios de exclusão para a mantermos a representatividade do corpus. E com isso reduziram os resultados a 8 artigos, onde foi construído um inventário para análise. A partir da leitura desses artigos, foi possível perceber de que forma as TDIC vem sendo integrada nos cursos de formação inicial de professores de Matemática, ressaltando a fragilidade nos currículos dos cursos de formação, a carente estrutura das instituições, a pouca presença de políticas públicas, dentre outros. Os estudos também apresentaram temáticas em comum, como o uso de softwares para auxiliar nos processos de formação. Destacando que muitas vezes, essas ferramentas são utilizadas de maneira superficial para os futuros professores. Essa realidade, mostra a necessidade de uma nova proposta de formação do professor que consiste em levar em consideração o grupo, a instituição, a comunidade, a dimensão epistemológica da formação e as atitudes dos sujeitos envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9406_TB4424_05122022120658.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MILENA SANTOS"
    "autor_email" => "milenasanttos84@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90699
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4424
    "inscrito_id" => 9406
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "Tem-se discutido nas pesquisas acadêmicas a inserção tecnológica no contexto educacional, ressaltando à carência das TDIC na formação de professores, sendo este um dos motivos ressaltados para a pouca integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, e a avaliação na educação básica. Diante disso, o estudo objetivou responder o seguinte questionamento: o que a literatura tem apresentado, acerca dos processos formativos dos licenciandos em Matemática que integre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para desenvolvimento da prática pedagógica? Assim, buscou-se realizar um levantamento sistemático para analisar estudos publicados no período de 2018 a 2022 na base de dados da Capes, acerca a integração das TDIC na formação docente em Matemática. Foram encontradas 509 publicações, contudo foram utilizados critérios de exclusão para a mantermos a representatividade do corpus. E com isso reduziram os resultados a 8 artigos, onde foi construído um inventário para análise. A partir da leitura desses artigos, foi possível perceber de que forma as TDIC vem sendo integrada nos cursos de formação inicial de professores de Matemática, ressaltando a fragilidade nos currículos dos cursos de formação, a carente estrutura das instituições, a pouca presença de políticas públicas, dentre outros. Os estudos também apresentaram temáticas em comum, como o uso de softwares para auxiliar nos processos de formação. Destacando que muitas vezes, essas ferramentas são utilizadas de maneira superficial para os futuros professores. Essa realidade, mostra a necessidade de uma nova proposta de formação do professor que consiste em levar em consideração o grupo, a instituição, a comunidade, a dimensão epistemológica da formação e as atitudes dos sujeitos envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9406_TB4424_05122022120658.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MILENA SANTOS"
    "autor_email" => "milenasanttos84@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Tem-se discutido nas pesquisas acadêmicas a inserção tecnológica no contexto educacional, ressaltando à carência das TDIC na formação de professores, sendo este um dos motivos ressaltados para a pouca integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, e a avaliação na educação básica. Diante disso, o estudo objetivou responder o seguinte questionamento: o que a literatura tem apresentado, acerca dos processos formativos dos licenciandos em Matemática que integre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para desenvolvimento da prática pedagógica? Assim, buscou-se realizar um levantamento sistemático para analisar estudos publicados no período de 2018 a 2022 na base de dados da Capes, acerca a integração das TDIC na formação docente em Matemática. Foram encontradas 509 publicações, contudo foram utilizados critérios de exclusão para a mantermos a representatividade do corpus. E com isso reduziram os resultados a 8 artigos, onde foi construído um inventário para análise. A partir da leitura desses artigos, foi possível perceber de que forma as TDIC vem sendo integrada nos cursos de formação inicial de professores de Matemática, ressaltando a fragilidade nos currículos dos cursos de formação, a carente estrutura das instituições, a pouca presença de políticas públicas, dentre outros. Os estudos também apresentaram temáticas em comum, como o uso de softwares para auxiliar nos processos de formação. Destacando que muitas vezes, essas ferramentas são utilizadas de maneira superficial para os futuros professores. Essa realidade, mostra a necessidade de uma nova proposta de formação do professor que consiste em levar em consideração o grupo, a instituição, a comunidade, a dimensão epistemológica da formação e as atitudes dos sujeitos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.