UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO FREIREANO: A EXPERIÊNCIA DA REDE TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90761 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4516 "inscrito_id" => 16736 "titulo" => "UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO FREIREANO: A EXPERIÊNCIA DA REDE TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS." "resumo" => "O presente texto tem a finalidade de refletir a respeito do currículo escolar como campo de disputa entre, projetos de sociedade e de formação humana. Aponta a proposta curricular emancipatória que busca incorporar aspectos da cultura, do mundo do trabalho e da realidade vivenciada por estudantes da educação de jovens, adultos e idosos em suas comunidades enquanto agentes das práticas sociais. Aborda, na metodologia qualitativa, a realidade como ponto de partida na busca incessante pela compreensão da complexidade e da totalidade da prática pedagógica, a partir dos pressupostos do currículo via Rede Temática, o qual oportuniza, aos sujeitos aprendentes, o conhecimento historicamente produzido pela humanidade de forma contextualizada e problematizada, possibilitando a compreensão dos aspectos micro e macro da vida cotidiano dos sujeitos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os resultados evidenciaram que, a Proposta Curricular de Rede Temática vivenciada na Rede Municipal de Educação de Maceió é estruturada para superar o modelo prescrito de fragmentação curricular; proposta essa que indica estratégias capazes de favorecer à aprendizagem dos estudantes e o diálogo com as tecnologias, que contribuam para formação emancipatória de sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16736_TB4516_08092022232850.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RUBENS SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "RUBENS" "autor_email" => "jrubenssl007@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90761 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4516 "inscrito_id" => 16736 "titulo" => "UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO FREIREANO: A EXPERIÊNCIA DA REDE TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS." "resumo" => "O presente texto tem a finalidade de refletir a respeito do currículo escolar como campo de disputa entre, projetos de sociedade e de formação humana. Aponta a proposta curricular emancipatória que busca incorporar aspectos da cultura, do mundo do trabalho e da realidade vivenciada por estudantes da educação de jovens, adultos e idosos em suas comunidades enquanto agentes das práticas sociais. Aborda, na metodologia qualitativa, a realidade como ponto de partida na busca incessante pela compreensão da complexidade e da totalidade da prática pedagógica, a partir dos pressupostos do currículo via Rede Temática, o qual oportuniza, aos sujeitos aprendentes, o conhecimento historicamente produzido pela humanidade de forma contextualizada e problematizada, possibilitando a compreensão dos aspectos micro e macro da vida cotidiano dos sujeitos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os resultados evidenciaram que, a Proposta Curricular de Rede Temática vivenciada na Rede Municipal de Educação de Maceió é estruturada para superar o modelo prescrito de fragmentação curricular; proposta essa que indica estratégias capazes de favorecer à aprendizagem dos estudantes e o diálogo com as tecnologias, que contribuam para formação emancipatória de sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16736_TB4516_08092022232850.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RUBENS SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "RUBENS" "autor_email" => "jrubenssl007@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }