GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO(A)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90763 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4519 "inscrito_id" => 17041 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO(A)" "resumo" => "O presente artigo, intitulado “O Estágio Supervisionado em Gestão Educacional” é resultado da observação participante realizada na Coordenação Pedagógica e na Gestão Escolar em uma instituição estadual da rede pública de ensino do município de Parintins, Estado do Amazonas, no período do dia 1º de abril a 21 de junho de 2019. Este teve por objetivo relatar as vivências construídas a partir da observação participante na área da gestão educacional e a construção e realização de um projeto de intervenção. Utilizou-se como instrumentos metodológicos, para a obtenção de informações, os seguintes: observação participante, e registro em caderno de campo, e entrevista estruturada realizada com a gestora e a pedagoga da escola-campo de estágio. Para fundamentação deste, utilizou-se as contribuições de: Brasil (2016), Fusari (1988), Franco (2008), Gebara (2011), José (2003), Libâneo (2001), Lima e Santos (2007), Machado (1999), Maluf (2012), Veiga (2011), Paro (1993), Pinto (2006), Santos (2011), Solé (1988), Vasconcellos (2006), os quais contribuíram para a construção deste artigo e com o desenvolvimento e planejamento do mesmo. Desta forma, as experiências construída a partir do campo de estágio proporcionaram uma visão sobre as atividades desenvolvidas nessa área e os desafios enfrentados no cotidiano da gestão educacional, assim como a construção e desenvolvimento de um projeto de intervenção, contribuindo assim para a formação da identidade profissional do (a) licenciando (a) em Pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17041_TB4519_08092022233551.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS MELO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "vinicius melo" "autor_email" => "viniciusmello999666@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90763 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4519 "inscrito_id" => 17041 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO(A)" "resumo" => "O presente artigo, intitulado “O Estágio Supervisionado em Gestão Educacional” é resultado da observação participante realizada na Coordenação Pedagógica e na Gestão Escolar em uma instituição estadual da rede pública de ensino do município de Parintins, Estado do Amazonas, no período do dia 1º de abril a 21 de junho de 2019. Este teve por objetivo relatar as vivências construídas a partir da observação participante na área da gestão educacional e a construção e realização de um projeto de intervenção. Utilizou-se como instrumentos metodológicos, para a obtenção de informações, os seguintes: observação participante, e registro em caderno de campo, e entrevista estruturada realizada com a gestora e a pedagoga da escola-campo de estágio. Para fundamentação deste, utilizou-se as contribuições de: Brasil (2016), Fusari (1988), Franco (2008), Gebara (2011), José (2003), Libâneo (2001), Lima e Santos (2007), Machado (1999), Maluf (2012), Veiga (2011), Paro (1993), Pinto (2006), Santos (2011), Solé (1988), Vasconcellos (2006), os quais contribuíram para a construção deste artigo e com o desenvolvimento e planejamento do mesmo. Desta forma, as experiências construída a partir do campo de estágio proporcionaram uma visão sobre as atividades desenvolvidas nessa área e os desafios enfrentados no cotidiano da gestão educacional, assim como a construção e desenvolvimento de um projeto de intervenção, contribuindo assim para a formação da identidade profissional do (a) licenciando (a) em Pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17041_TB4519_08092022233551.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS MELO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "vinicius melo" "autor_email" => "viniciusmello999666@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }