Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA MENTORIA DO PROJETO ACADEMIA STEM NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O modelo de ensino STEM (Em inglês: Science, technology, Engineering, Mathematics), baseado na cultura “Maker” e na aplicação de ferramentas da Educação 4.0 (modelo de ensino contemporâneo baseado no uso de linguagens computacionais, inteligência artificial, robôs autônomos e Internet das Coisas) nos Laboratórios Móveis Itinerantes (veículos que ofertam Cursos de Capacitação em Tecnologias Digitais e Indústria 4.0) do projeto Academia STEM, não influencia somente no processo de ensino do aluno em capacitação, mas também no desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno mentor (estudantes de graduação de diferentes engenharias). Considerando a dificuldade encontrada em alunos dos cursos de engenharia no que diz respeito à passagem de conhecimento e a interação social na sala de aula, os acadêmicos de engenharia que participam como mentores na aplicação do modelo de ensino STEM adquirem um aprimoramento pertinente no âmbito pedagógico, aperfeiçoando soft skills (competências sociais e comportamentais que se referem ao aperfeiçoamento no trato social), além de desenvolver suas habilidades técnicas utilizando máquinas de manufatura digital para confecção de protótipos robóticos. Como mentores, esses acadêmicos devem buscar maneiras inovadoras de mostrar o conteúdo teórico aos alunos do ensino médio das escolas públicas de Manaus, utilizando ferramentas não ortodoxas e fugindo do modelo de ensino tradicional aplicado nas escolas. Com isso, é possível observar que os alunos mentores desenvolvem a capacidade criativa através de um trabalho colaborativo entre a equipe multidisciplinar envolvida no Projeto.

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