MESQUITA, Andrea Jamaica Alves. Educação inclusiva integral com cozinha interativa. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90814>. Acesso em: 22/11/2024 12:21
No presente trabalho propomos a adequação da grade curricular do período inverso, como por exemplo, a inclusão de atividades com experiências que são vividas no cotidiano da comunidade escolar, onde será de extrema importância o núcleo escolar conhecer as características sociais de sua comunidade local. Assim, a educação inclusiva no contexto escolar refere-se ao conjunto de iniciativas que possam proporcionar acessibilidade, respeito e dignidade para todos os alunos. Propondo a igualdade nas possibilidades de escolarização, fazendo assim com que todos os alunos tenham direito à educação em um só ambiente. Dessa forma, a cozinha interativa abrange toda a cultura da comunidade escolar, trazendo não só para as crianças que não possuem alguma necessidade especial, mas sim as que possuem. A culinária alcança de uma forma extraordinária níveis altos de aprendizagens, envolvendo prazer no aprender e englobando todas as disciplinas. De acordo com o artigo 205º da Constituição Federal brasileira a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Como se pode perceber, a educação é um dos direitos sociais constitucionalmente garantidos. Por tanto, a educação de um modo geral, tem e deve ser respeitada, contemplando todos os indivíduos e fornecendo meios para que a aprendizagem sejam implementadas em suas vidas.