TEORIAS EVOLUTIVAS NA COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE: INTEGRAÇÃO DAS UNIDADES TEMÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90900 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4731 "inscrito_id" => 18076 "titulo" => "TEORIAS EVOLUTIVAS NA COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE: INTEGRAÇÃO DAS UNIDADES TEMÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Os estudos sobre biodiversidade ocorrem na educação básica, em ciências e biologia, a partir de unidades temáticas sobre biomas, habitats, nichos ecológicos, aspectos gerais e específicos da fauna, flora e as relações destes com fatores abióticos. Em paralelo, há a integração de tais conteúdos com disciplinas como a Geografia e a História. A Teoria Sintética da Evolução fornece embasamento teórico e metodológico para a discussão, compreensão e ensino da biodiversidade, integralizando a aprendizagem construindo elos com as demais áreas da biologia. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é discutir as possibilidades dos estudos sobre o tema biodiversidade a partir das teorias evolutivas. Trata-se de um ensaio teórico, de natureza qualitativa, realizado a partir da revisão do tipo narrativa (ROTHER, 2007). Para estruturar os pontos apresentados nas subseções do texto, foram percorridos os seguintes caminhos metodológicos: i) análise dos documentos normativos e de orientação para o ensino de ciências e biologia (PCNs; DCEM e BNCC) a fim de conhecer como a evolução das espécies é citada; ii) levantamento de artigos sobre o tema biodiversidade e ensino de biologia, as dificuldades e potencialidades relatadas pelos autores e; iii) a elaboração de um recurso didático, com destaque para a teoria evolutiva e a biodiversidade. Como resultado, emergiram autores que destacam a excessiva segregação dos conteúdos sobre biodiversidade e da evolução das espécies, em unidades sem possibilidade de interdisciplinaridade e uma sequência didática, elaborada com base em Zaballa (1998), com três unidades de estudos, para o ensino médio. Espera-se que as discussões aqui apresentadas possam contribuir para o melhor tratamento dos conteúdos da biologia a partir das teorias evolutivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18076_TB4731_05122022180253.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIEL DE ALMEIDA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ADRIEL" "autor_email" => "adrielvk@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90900 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4731 "inscrito_id" => 18076 "titulo" => "TEORIAS EVOLUTIVAS NA COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE: INTEGRAÇÃO DAS UNIDADES TEMÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Os estudos sobre biodiversidade ocorrem na educação básica, em ciências e biologia, a partir de unidades temáticas sobre biomas, habitats, nichos ecológicos, aspectos gerais e específicos da fauna, flora e as relações destes com fatores abióticos. Em paralelo, há a integração de tais conteúdos com disciplinas como a Geografia e a História. A Teoria Sintética da Evolução fornece embasamento teórico e metodológico para a discussão, compreensão e ensino da biodiversidade, integralizando a aprendizagem construindo elos com as demais áreas da biologia. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é discutir as possibilidades dos estudos sobre o tema biodiversidade a partir das teorias evolutivas. Trata-se de um ensaio teórico, de natureza qualitativa, realizado a partir da revisão do tipo narrativa (ROTHER, 2007). Para estruturar os pontos apresentados nas subseções do texto, foram percorridos os seguintes caminhos metodológicos: i) análise dos documentos normativos e de orientação para o ensino de ciências e biologia (PCNs; DCEM e BNCC) a fim de conhecer como a evolução das espécies é citada; ii) levantamento de artigos sobre o tema biodiversidade e ensino de biologia, as dificuldades e potencialidades relatadas pelos autores e; iii) a elaboração de um recurso didático, com destaque para a teoria evolutiva e a biodiversidade. Como resultado, emergiram autores que destacam a excessiva segregação dos conteúdos sobre biodiversidade e da evolução das espécies, em unidades sem possibilidade de interdisciplinaridade e uma sequência didática, elaborada com base em Zaballa (1998), com três unidades de estudos, para o ensino médio. Espera-se que as discussões aqui apresentadas possam contribuir para o melhor tratamento dos conteúdos da biologia a partir das teorias evolutivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18076_TB4731_05122022180253.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIEL DE ALMEIDA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ADRIEL" "autor_email" => "adrielvk@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }