O artigo advém do relatório de estágio construído durante o desenvolvimento do componente curricular ‘estágio supervisionado III, nos anos iniciais do ensino fundamental especificamente no âmbito da gestão escolar, no curso Pedagogia da UFPE/CAA ’ em 2018. Neste objetivamos apresentar a reformulação democrática e participativa do projeto político pedagógico com o intuito de melhorar a qualidade da educação ofertada para os estudantes pelos profissionais que coordenam a instituição escolar. Tomamos como conceitos teóricos: o estágio (PIMENTA, 2005-2006), a gestão (LUCK, 2013) e o PPP (VEIGA, 2003). Como procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do plano de intervenção utilizamos a observação (LUDKE E ANDRÉ, 1986) sobre a equipe gestora e o registro no diário de campo (MINAYO, 2010) das práticas e necessidades vividas no contexto escolar; e para tratar os dados pautamos a análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Como resultados foi vivenciado a prática pedagógica em gestão na instituição escolar, formado aprendizagens com os profissionais que coordenam toda a organização da mesma. Também fortalecemos com a intervenção a concepção perante a gestão desenvolver suas ações diárias articulada à realidade da comunidade escolar. Pode ser reformulado as metas, a justificativa, a missão e a visão do PPP, bem como criado programas e demais atitudes didáticas articuladas ao plano de ensino vivido na escola e proposto no PPP. Por fim, temos enquanto considerações que atuar na gestão escolar implica apreender continuamente sobre o indissociável do ‘sistematizado, praticado e refletido’ no PPP.