Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO PARA AULA DE CAMPO NO ESPAÇO INSTITUCIONAL DO IFNMG

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

As aulas de campo são oportunizam a mediação de espaços da educação formal e não formal de ensino, já que apesar de compartilharem alguns objetivos diferem quanto a organização do trabalho pedagógico. Em geral, há espaços destinados para estes momentos, como museus, parques, centros de ciências, exposições permanentes ou itinerantes, dentre outros, nos quais as escolas de educação básica e universidades estabelecem parcerias, incluindo a formação de licenciados, por meio de estágios não obrigatórios. Porém, para além de tais locais de educação não formal, o entorno das instituições apresenta potencial para discussões dos temas do currículo escolar e, para contextualizações tendo em vista que está próximo do cotidiano dos sujeitos, tanto docentes quanto estudantes. Em algumas escolas há espaços de áreas verdes e instalações para atividades integradas, como laboratórios, estábulos, hortas, viveiros, lagos, trilhas, monoculturas, e outros, ofertando aos estudantes e docentes alternativas para as aulas. Neste trabalho, haverá o relato de experiência, sobre as aulas de biologia, para o segundo ano do ensino médio técnico integrado em Agropecuária, do IFNMG, Salinas, MG. O objetivo consistiu em elaborar sequências didáticas para os temas classificação dos seres vivos e o ensino de botânica e zoologia, a serem realizadas no campus do instituto. Foi tomada como base metodológica a interdisciplinaridade e contextualização, de forma a integrar conceitos como: bioquímica, biodiversidade, termodinâmica, transformação das modalidades de energia, transferência de matéria, propriedades da água, ciclo dos elementos químicos, dentre outros. Os roteiros semi-abertos privilegiaram visitas em locais pré-definidos, análise de temáticas, identificação dos pontos levantados pelos estudantes, produção de relatórios, com registros das visitas (discursivo e fotográfico) e discussões dentro da sala de aula. A partir da experiência prévia da docente responsável pela ação, foi possível constatar um melhor aproveitamento e envolvimento dos discentes, no lugar das aulas tradicionais para este segmento de ensino.

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