Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR PELAS FRESTAS LINGUÍSTICAS ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS NA ESCOLA: GRAMÁTICA E APRENDIZAGEM ATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90947
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4793
    "inscrito_id" => 17993
    "titulo" => "UM OLHAR PELAS FRESTAS LINGUÍSTICAS ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS NA ESCOLA: GRAMÁTICA E APRENDIZAGEM ATIVA"
    "resumo" => "No âmbito do Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, o conhecimento gramatical, a leitura, a escrita e o protagonismo crítico, criativo, são os alicerces na produção de conhecimento. Esses aspectos centrais da aula de Português, nos anos finais do ensino fundamental, são uma razão pela qual devemos ensinar a partir do tripé Linguística, Gramática e Aprendizagem ativa. Assim, utilizando uma abordagem pedagógica que valorizou práticas em sala e a autonomia dos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola municipal de tempo integral situada em Serra Talhada-PE, em relação à aquisição do conhecimento, foi realizada uma experiência que se demonstrou bem sucedida em relação ao ensino de Língua Portuguesa com lentes da Linguística ativa (PILATI, 2017; ROEPER, MAIA, PILATI, 2020) pautado na construção de mapas mentais (BUZAN, 2019). Este Relato apresenta as bases dessa abordagem, caracteriza as principais ações desenvolvidas no componente curricular e ressalta a necessidade de alteração de outros componentes do processo de ensino e aprendizagem, tais como: a relação de acolhimento entre docente e estudante no pós-pandemia, como também o ponto de vista avaliativo de desempenho. Uma proposta criativa de utilização de recursos não tradicionais de ensino é uma iniciativa que pode ser mais encorajada, principalmente junto aos adolescentes que têm dificuldade de se dedicar a tarefas de tomar notas, de realizar sínteses e de concentração, ao utilizarem registros escritos naturalmente em suas rotinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17993_TB4793_03102022090158.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA"
    "autor_nome_curto" => "Daniela Malta"
    "autor_email" => "malta_daniela@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90947
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4793
    "inscrito_id" => 17993
    "titulo" => "UM OLHAR PELAS FRESTAS LINGUÍSTICAS ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS NA ESCOLA: GRAMÁTICA E APRENDIZAGEM ATIVA"
    "resumo" => "No âmbito do Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, o conhecimento gramatical, a leitura, a escrita e o protagonismo crítico, criativo, são os alicerces na produção de conhecimento. Esses aspectos centrais da aula de Português, nos anos finais do ensino fundamental, são uma razão pela qual devemos ensinar a partir do tripé Linguística, Gramática e Aprendizagem ativa. Assim, utilizando uma abordagem pedagógica que valorizou práticas em sala e a autonomia dos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola municipal de tempo integral situada em Serra Talhada-PE, em relação à aquisição do conhecimento, foi realizada uma experiência que se demonstrou bem sucedida em relação ao ensino de Língua Portuguesa com lentes da Linguística ativa (PILATI, 2017; ROEPER, MAIA, PILATI, 2020) pautado na construção de mapas mentais (BUZAN, 2019). Este Relato apresenta as bases dessa abordagem, caracteriza as principais ações desenvolvidas no componente curricular e ressalta a necessidade de alteração de outros componentes do processo de ensino e aprendizagem, tais como: a relação de acolhimento entre docente e estudante no pós-pandemia, como também o ponto de vista avaliativo de desempenho. Uma proposta criativa de utilização de recursos não tradicionais de ensino é uma iniciativa que pode ser mais encorajada, principalmente junto aos adolescentes que têm dificuldade de se dedicar a tarefas de tomar notas, de realizar sínteses e de concentração, ao utilizarem registros escritos naturalmente em suas rotinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17993_TB4793_03102022090158.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA"
    "autor_nome_curto" => "Daniela Malta"
    "autor_email" => "malta_daniela@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

No âmbito do Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, o conhecimento gramatical, a leitura, a escrita e o protagonismo crítico, criativo, são os alicerces na produção de conhecimento. Esses aspectos centrais da aula de Português, nos anos finais do ensino fundamental, são uma razão pela qual devemos ensinar a partir do tripé Linguística, Gramática e Aprendizagem ativa. Assim, utilizando uma abordagem pedagógica que valorizou práticas em sala e a autonomia dos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola municipal de tempo integral situada em Serra Talhada-PE, em relação à aquisição do conhecimento, foi realizada uma experiência que se demonstrou bem sucedida em relação ao ensino de Língua Portuguesa com lentes da Linguística ativa (PILATI, 2017; ROEPER, MAIA, PILATI, 2020) pautado na construção de mapas mentais (BUZAN, 2019). Este Relato apresenta as bases dessa abordagem, caracteriza as principais ações desenvolvidas no componente curricular e ressalta a necessidade de alteração de outros componentes do processo de ensino e aprendizagem, tais como: a relação de acolhimento entre docente e estudante no pós-pandemia, como também o ponto de vista avaliativo de desempenho. Uma proposta criativa de utilização de recursos não tradicionais de ensino é uma iniciativa que pode ser mais encorajada, principalmente junto aos adolescentes que têm dificuldade de se dedicar a tarefas de tomar notas, de realizar sínteses e de concentração, ao utilizarem registros escritos naturalmente em suas rotinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.