UM OLHAR PELAS FRESTAS LINGUÍSTICAS ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS NA ESCOLA: GRAMÁTICA E APRENDIZAGEM ATIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90947 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4793 "inscrito_id" => 17993 "titulo" => "UM OLHAR PELAS FRESTAS LINGUÍSTICAS ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS NA ESCOLA: GRAMÁTICA E APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "No âmbito do Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, o conhecimento gramatical, a leitura, a escrita e o protagonismo crítico, criativo, são os alicerces na produção de conhecimento. Esses aspectos centrais da aula de Português, nos anos finais do ensino fundamental, são uma razão pela qual devemos ensinar a partir do tripé Linguística, Gramática e Aprendizagem ativa. Assim, utilizando uma abordagem pedagógica que valorizou práticas em sala e a autonomia dos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola municipal de tempo integral situada em Serra Talhada-PE, em relação à aquisição do conhecimento, foi realizada uma experiência que se demonstrou bem sucedida em relação ao ensino de Língua Portuguesa com lentes da Linguística ativa (PILATI, 2017; ROEPER, MAIA, PILATI, 2020) pautado na construção de mapas mentais (BUZAN, 2019). Este Relato apresenta as bases dessa abordagem, caracteriza as principais ações desenvolvidas no componente curricular e ressalta a necessidade de alteração de outros componentes do processo de ensino e aprendizagem, tais como: a relação de acolhimento entre docente e estudante no pós-pandemia, como também o ponto de vista avaliativo de desempenho. Uma proposta criativa de utilização de recursos não tradicionais de ensino é uma iniciativa que pode ser mais encorajada, principalmente junto aos adolescentes que têm dificuldade de se dedicar a tarefas de tomar notas, de realizar sínteses e de concentração, ao utilizarem registros escritos naturalmente em suas rotinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17993_TB4793_03102022090158.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA" "autor_nome_curto" => "Daniela Malta" "autor_email" => "malta_daniela@yahoo.com.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90947 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4793 "inscrito_id" => 17993 "titulo" => "UM OLHAR PELAS FRESTAS LINGUÍSTICAS ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS NA ESCOLA: GRAMÁTICA E APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "No âmbito do Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, o conhecimento gramatical, a leitura, a escrita e o protagonismo crítico, criativo, são os alicerces na produção de conhecimento. Esses aspectos centrais da aula de Português, nos anos finais do ensino fundamental, são uma razão pela qual devemos ensinar a partir do tripé Linguística, Gramática e Aprendizagem ativa. Assim, utilizando uma abordagem pedagógica que valorizou práticas em sala e a autonomia dos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola municipal de tempo integral situada em Serra Talhada-PE, em relação à aquisição do conhecimento, foi realizada uma experiência que se demonstrou bem sucedida em relação ao ensino de Língua Portuguesa com lentes da Linguística ativa (PILATI, 2017; ROEPER, MAIA, PILATI, 2020) pautado na construção de mapas mentais (BUZAN, 2019). Este Relato apresenta as bases dessa abordagem, caracteriza as principais ações desenvolvidas no componente curricular e ressalta a necessidade de alteração de outros componentes do processo de ensino e aprendizagem, tais como: a relação de acolhimento entre docente e estudante no pós-pandemia, como também o ponto de vista avaliativo de desempenho. Uma proposta criativa de utilização de recursos não tradicionais de ensino é uma iniciativa que pode ser mais encorajada, principalmente junto aos adolescentes que têm dificuldade de se dedicar a tarefas de tomar notas, de realizar sínteses e de concentração, ao utilizarem registros escritos naturalmente em suas rotinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17993_TB4793_03102022090158.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA" "autor_nome_curto" => "Daniela Malta" "autor_email" => "malta_daniela@yahoo.com.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }