KONOPKA, Jordana Ogg et al.. As variáveis no aspectos da leitura. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90967>. Acesso em: 22/11/2024 14:44
O presente artigo através de uma revisão bibliográfica discute duas das variáveis acerca do processo de alfabetização e do desenvolvimento da leitura. Lançando mão das teorias expostas por Bamberger(1995), Cordeiro (2007), Cosson (2007), Drouet (2002), Kato (1998), Luzia (2008), Meirer (2011), Perissé (2003), Villardi (1999) entre outros. A analisa em detalhes o trabalho de Gatti (2008) que demonstra como uma das explicações mais comuns para o fracasso na aquisição da leitura nos anos iniciais a condição socio econômica é supervalorizado e muitas vezes usado como desculpa para outras dificuldades, tal afirmação é corroborada por pesquisa empírica é pela análise dos dados provenientes do O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Observa que a variável acadêmica se sobrepõe a todas as outras é tal variável se constitui em dois momentos que em sua interação dificultam o processo, são elas a falta de uma formação especificam para solucionar os desafios do dia-a-dia da sala de aula, bem como a falta de liberdade para estabelecer metodologias próprias. Conclui que enquanto as formações se fizerem de forma vertical não possibilitando ao professor alfabetizador um espaço democrático de troca de experiências possa ele e seu grupo de trabalho realizar trocas de informação questões como a baixa capacidade de leitura nos seres iniciais irá ficar sem solução.