Este artigo descreve práticas utilizadas nas aulas de matemática em turmas do ensino fundamental anos finais de uma escola municipal, localizada no interior de Pernambuco. Ele teve por objetivo geral alcançar e estimular os estudantes a uma nova visão sobre a matemática, por meio de atividades diferentes das que eles estão habituados e por objetivos específicos mostrar a matemática de forma diferenciada, sendo, os objetos matemáticos apresentados nas aulas de matemática, explorados através de atividades manipuláveis. Pois nesses tempos de pandemia algo que ficou muito evidente nas salas de aula é a falta de motivação dos alunos em relação ao entendimento dos conteúdos e participação ativa nas aulas remotas, em particular, para o ensino da Matemática. Dessa maneira, consideramos que um dos motivos que atrapalham o desenvolvimento dos alunos é sentirem-se presos a aulas em que não é possível dinamizar e praticar o conteúdo estudado e esta prática buscou alternativas para superar as dificuldades enfrentadas, oportunizando o acesso a metodologias de ensino significativas e estimulantes, quando priorizam a apresentação de alguns objetos matemáticos através da construção de materiais concretos como: jogos didáticos e foguetes acrescentando a possibilidade da interdisciplinaridade com a disciplina de ciências como opção metodológica. Por fim percebeu-se que a manipulação e construção, com materiais reciclados, de jogos matemáticos e foguetes, além dos motivos já comumente vistos, provoca uma diminuição de bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.