Este trabalho tem por objetivo refletir, a partir da pesquisa (auto)biográfica, a ação docente de um professor de Geografia que atua no Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste estudo, apresentamos os desafios vivenciados pelo professor participante da pesquisa que atua na Rede Estadual de Minas Gerais, discutindo a maneira de planejar o ensino de Geografia a partir da reconstrução de situações cotidianas dos estudantes. Partindo da narrativa de um Caso de Ensino, o professor de Geografia narrou a experiência vivida no processo de ensino utilizando-se de relatos e vivências dos próprios alunos e expôs como trabalha a temática paisagem e lugar. Mizukami (2020) destaca que os Casos de Ensino são elementos mobilizadores de formação e de investigação sobre como professores ensinam e se formam ao longo de suas trajetórias. Conforme expressa Souza (2007), a pesquisa (auto)biográfica tem fomentado o desenvolvimento profissional dos professores, na medida em que revivem suas histórias, construindo sua identidade pessoal a partir de referências coletivas. A interpretação das fontes de pesquisa foi realizada mediante a compreensão do discurso do professor, evidenciando os elementos presentes no Caso de Ensino narrado acerca da docência e da formação. Os resultados indicam a importância de o professor relatar e socializar seus Casos de Ensino, posto que, ao narrar evidencia suas concepções de educação. No caso discutido neste trabalho, o professor reforça a importância em aproximar a compreensão dos diferentes processos naturais e históricos à realidade dos alunos e promover maior interação entre conteúdo e aprendizagem, buscando a realização de uma prática pedagógica articulada ao contexto dos alunos, principalmente se tratando de estudantes da EJA.