MAIS UM LIVRO: PROJETO DE DEGUSTAÇÃO LITERÁRIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91061 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4946 "inscrito_id" => 9448 "titulo" => "MAIS UM LIVRO: PROJETO DE DEGUSTAÇÃO LITERÁRIA" "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência realizada na Escola Estadual Vigário Bartolomeu em Natal, noRio Grande do Norte, junto aos estudantes do 6o ao 9o ano do turno vespertino. Com o intuito de ajudar no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, do hábito de leitura, da criatividade, o contato com distintas culturas e o repertório de escrita, surgiu o projeto “Mais um livro”. As ações do projeto envolveram a reorganização e reativação do espaço da biblioteca, visitas guiadas pela mesma, aulas de português e literatura realizadas no espaço, rodas de conversa, contação de histórias, incentivo a empréstimos e desenvolvimento do hábito de leitura e escrita, com a produção de fichamentos sobre os livros lidos e reconhecimento do mérito leitor. Trabalhou-se a leitura como forma de compreensão do mundo a partir do desenvolvimento de um olhar questionador, com vistas a autonomia, conforme defende Paulo Freire (1981). Trabalhamos com Lucimar (2017) para quem a leitura além de possibilitar o conhecimento de conteúdos específicos, também pode ser algo que proporciona prazer e entretenimento. Também com Alves e Menezes (2011), para quem a leitura é uma ação transformadora que estimula o pensamento crítico e a inovação em sala de aula. Como resultados das ações, pudemos constatar um aumento do interesse dos estudantes pela leitura, participação nas ações da escola, fluidez da leitura e capacidade interpretativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9448_TB4946_03102022234427.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR OLIVEIRA" "autor_email" => "arthur_cassio@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91061 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4946 "inscrito_id" => 9448 "titulo" => "MAIS UM LIVRO: PROJETO DE DEGUSTAÇÃO LITERÁRIA" "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência realizada na Escola Estadual Vigário Bartolomeu em Natal, noRio Grande do Norte, junto aos estudantes do 6o ao 9o ano do turno vespertino. Com o intuito de ajudar no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, do hábito de leitura, da criatividade, o contato com distintas culturas e o repertório de escrita, surgiu o projeto “Mais um livro”. As ações do projeto envolveram a reorganização e reativação do espaço da biblioteca, visitas guiadas pela mesma, aulas de português e literatura realizadas no espaço, rodas de conversa, contação de histórias, incentivo a empréstimos e desenvolvimento do hábito de leitura e escrita, com a produção de fichamentos sobre os livros lidos e reconhecimento do mérito leitor. Trabalhou-se a leitura como forma de compreensão do mundo a partir do desenvolvimento de um olhar questionador, com vistas a autonomia, conforme defende Paulo Freire (1981). Trabalhamos com Lucimar (2017) para quem a leitura além de possibilitar o conhecimento de conteúdos específicos, também pode ser algo que proporciona prazer e entretenimento. Também com Alves e Menezes (2011), para quem a leitura é uma ação transformadora que estimula o pensamento crítico e a inovação em sala de aula. Como resultados das ações, pudemos constatar um aumento do interesse dos estudantes pela leitura, participação nas ações da escola, fluidez da leitura e capacidade interpretativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9448_TB4946_03102022234427.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR OLIVEIRA" "autor_email" => "arthur_cassio@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }