A pesquisa teve como objetivo investigar os desafios encontrados na execução das oficinas do Programa Mais Educação que dificultaram o alcance das metas previstas pra a Escola São Bernardo. Tal questionamento proporcionou momentos de reflexão de como o processo foi realizado desde a adesão do programa pelo município até a forma como os oficineiros foram selecionados e os assuntos estudado nas oficinas. É um estudo qualitativo exploratório descritivo. A pesquisa está baseada materiais disponibilizados pelo Ministério da Educação, observação das oficinas, análise de documentos (frequência e planejamento) e em entrevistas com os participantes do Programa (professores, alunos e monitores). Como aportes teóricos foram predominantemente usados os estudos de Moll (2008, 2015), Guará (2016), a legislação pertinente, Cortella (2000). O texto de referência para o debate nacional enfoca que a relação escola pode ser marcada pela experiência de diálogo, nas trocas e construção de saberes para que se criem parcerias para a superação dos desafios encontrados no processo ensino aprendizagem. Tanto professores quanto alunos manifestaram insatisfações a respeito da estrutura física e ausência de interações para bom andamento das atividades. O PME prescinde de reflexões e debates no seio da comunidade escolar para que sejam realizados ajustes a fim de melhorar a qualidade do ensino na Escola São Bernardo.