CLAP – Curso de Línguas em Apoio ao Professor. Este estudo baseia-se em registros autobiográficos docentes e aporte teórico especializado visando à ampliação de conhecimentos mediados por encontros colaborativos realizado durante 2020 e 2021 para: i. utilização de tecnologias digitais e midiáticas aplicadas a aulas on-line em tempo real; ii. reformulações na formação acadêmica em meio à pandemia; iii. replanejamento de formação inicial e formação continuada do Grupo de Professores; iv. investigação e avaliação dos fortes impactos da pandemia ao ensino (público e privado) de língua inglesa, à diversidade cultural, à inter- e à multiculturalidade aplicadas ao ensino; v. adequações para um ensino significativo no ensino de línguas; vi. a formação inicial diante das tecnologias de rede aplicáveis ao mercado de trabalho. Para além dessas e de outras temáticas atuais que formam os saberes docentes profissionais deste corpo teórico, estão aqui, direta ou indiretamente; de forma ampla ou mais detida, posicionamentos docentes frente ao contexto sócio histórico contemporâneo e o embasamento metacognitivo que propiciou, durante o percurso de realização de projetos comuns, que o Grupo Docente discutisse, refletisse, tomasse consciência e se autorregulasse, com vistas à transformação de suas ações e ao aprimoramento da qualidade do exercício profissional. Este estudo, portanto, centra-se em publicizar alguns dos resultados de uma pesquisa pessoal e grupal desenvolvida a partir do Projeto CLAP (edição 2021). Participam deste estudo de caráter historiográfico e (auto)biográfico, além dos professores pesquisadores que integram o CLAP, autores como Pêcheux, Perrenoud, Lyotard, Hall, Foucault, Feldman, Bosi, Garrido, Catani, Moraes e outros.