RIBEIRO, Letícia Mendonça Lopes. . CONEDU - Formação de Professores... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91146>. Acesso em: 27/12/2024 23:27
Este trabalho objetivou identificar os aspectos que caracterizam o chamado “choque de realidade” dos professores iniciantes, considerando os principais obstáculos por eles vivenciados quando precisam sobreviver aos primeiros anos de magistério. Para tanto, dentre os estudos utilizados como base para fundamentação teórica, destacam-se a obra de Simon Veenman (1984, 1988), sobre o chamado “choque de realidade”, e as pesquisas de Huberman (1992), sobre o período de sobrevivência enfrentado pelo professor iniciante (três primeiros anos de docência). Logo, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual contou com a análise de entrevistas realizadas com cinco professores iniciantes, egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Acre e ingressantes na unidocência em classes do ensino fundamental no município de Rio Branco/Acre. Os resultados apontaram que os sujeitos da pesquisa vivenciaram vários obstáculos ao ingressarem no magistério, os quais podem ser caracterizados como os momentos de “choque de realidade”, época em que a dinâmica docente impõe ao iniciante a necessidade de sobreviver a grandes instabilidades profissionais e também pessoais. Os sujeitos da pesquisa foram unânimes em apontar a falta de apoio da direção/coordenação das escolas e dos colegas docentes mais experientes, bem como as incisivas críticas por eles expressas, como fatores unânimes de desafios, os quais precisam ser enfrentados no período de sobrevivência. Neste sentido, acredita-se que é fundamental que as equipes pedagógicas repensem a postura assumida, por todos os profissionais da escola, ao receberem os professores iniciantes e lhes oferecerem as turmas e as tarefas mais desafiadoras, ao invés de acolhe-los e tutorá-los para que eles possam criar familiaridade e apreço com a docência e com as demais demandas e exigências escolares..