RESUMO Este artigo vem abordar sobre estudos voltados para a compreensão do importante papel que a afetividade exerce dentro do ambiente escolar. Enfatizando neste trabalho que o maior êxito dentro do campo educacional é o sucesso escolar do aluno sendo manifestado quando seus anseios educacionais são atendidos de forma afetuosa e satisfatória. E trazer também uma reflexão sobre a força que a afetividade exerce sobre o ensino aprendizado, tendo em vista da valorização que o aluno necessita enquanto sujeito crítico, autônomo e reflexivo. Os benefícios voltados para um bom relacionamento entre professor e aluno também serão apresentados como uma ferramenta favorável dentro do desenvolvimento escolar. Este artigo objetivou-se em pesquisar bibliografias e estudos que abordassem o tema de forma mais clara e contextualizada e que fizessem menção sobre a importância da afetividade dentro da escola no processo da aprendizagem. Traremos a conclusão sobre o papel e a responsabilidade que a escola tem enquanto ambiente de formação que promove um campo acolhedor, onde o aluno encontra suportes emocionais e incentivos no professor afetuoso e que busca de todas as formas diminuir a distância e barreiras no cotidiano escolar a fim de investir no sucesso da aprendizagem da criança enquanto aluno. As metodologias foram voltadas para um levantamento bibliográfico com alguns teóricos como Wallon (1968), Vygotsky (2001), Arantes (2002), Góes (1997), sendo estes autores fundamentais para o tema e embasamento teórico permitindo contribuir com resultados satisfatórios dentro da temática e vivência da sala de aula.