Nosso trabalho consiste na investigação do uso do Google Lens no ensino e na aprendizagem da classificação dos seres vivos que fazem parte da fauna e flora da região de uma escola. O aplicativo para celular realiza buscas na internet a partir de imagens fotografas com a câmera do aparelho. A investigação teve como participantes os alunos de duas turmas de terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac. A metodologia contou com uma sequência didática com duas etapas, cada uma contendo duas aulas de 50 minutos. Na primeira etapa foi exposto no auditório da escola informações sobre a instalação e o uso do aplicativo e uma atividade de campo com buscas realizadas no entorno da escola com o uso da ferramenta. Os alunos que não possuíam celular ficaram em grupos e os que não conseguiram instalar o aplicativo fizeram as pesquisas atrás de uma extensão de pesquisa do site da Google que tem a mesma funcionalidade. Os alunos que não possuíam internet no momento da coleta tiraram apenas fotos e realizaram a pesquisa posteriormente, evidenciando essa funcionalidade off-line da ferramenta. Na segunda etapa os alunos preencheram uma ficha catalográfica contendo informações sobre: nome científico e popular da espécie, classificação taxonômica, características morfológicas, curiosidades e origem (espécie nativa ou exótica). A análise dos dados demonstrou que o aplicativo se mostra como uma boa ferramenta para o ensino e aprendizagem da fauna e flora local a medida que as informações coletadas e preenchidas pelos alunos condizem com a espécie verificada no local. Pela sua dinâmica, o aplicativo é um bom recurso para o ensino da preservação do patrimônio natural, taxonomia das espécies, preservação do meio ambiente, evolução e método científico em diferentes biomas e localidades.