PRÁTICAS DE ESTÁGIO EDUCACIONAL SEGUNDO A PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9141 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2075 "inscrito_id" => 4473 "titulo" => "PRÁTICAS DE ESTÁGIO EDUCACIONAL SEGUNDO A PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O desenvolvimento humano é caracterizado dialeticamente pelo processo da aprendizagem que se dá através da interação ao longo da vida. De acordo com a teoria histórico-cultural, o sujeito em desenvolvimento no contexto escolar faz o uso da linguagem para se tornar um sujeito ativo e transformador da cultura em que está inserido, sendo estimulado, através do professor/mediador, para que este se desenvolva todo o seu potencial. Nesta concepção o aprendente é visto como um membro de uma cultura que está em pleno desenvolvimento e em contato com o contexto escolar a partir do momento em que entra na escola, começa a ser estimulado pelo professor com o intuito de desenvolver a sua personalidade. O objetivo deste estudo é relatar a vivência de estagiários de Psicologia Escolar no processo de pesquisa-intervenção junto à alunos e professores na temática do desempenho acadêmico, avaliando a relação professor/aluno a fim de uma reflexão dos métodos e processo de aprendizagem. Realizou-se um estudo de campo, com abordagem qualitativa, que adotou como procedimento inicial a Análise Psicossocial da Escola, do Projeto Político Pedagógico, bem como foram realizadas observações participantes, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com os funcionários, professores e alunos, discussões e debates com o Conselho Tutelar e a comunidade escolar. A escola investigada possui estruturas físicas satisfatórias, entretanto, com base nas entrevistas e coletas de dados sobre o processo de aprendizagem, encontram-se conflitos e queixas em relação ao desempenho profissional de alguns professores da instituição. A temática das relações sociais entre estudantes e professores também foi outro tema de destaque, enfatizando suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se ainda que o desempenho acadêmico e o rendimento acadêmico dos entrevistados em sua maioria foram abaixo da média. Sendo a identificação com os professores um aspecto favorável para o bom desempenho. Percebeu-se que o processo de aprendizagem está ineficiente em determinados aspectos e, segundo a perspectiva histórico-cultural, é preciso que o professor desenvolva um papel ativo na sala de aula e seus métodos sejam significativos para o aluno, de modo que o diálogo e a linguagem entendidos como uma reflexão entre os sujeitos e a formação dos mesmos, podendo transformar a realidade de conhecimento daquela instituição para uma realidade em que os sujeitos tenham uma formação crítica e reflexiva, tornando-se protagonistas do seu fazer." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, HISTÓRICO-CULTURAL, DESEMPENHO ACADÊMICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_22_39_23_idinscrito_4473_a8ca9d4793b59ead3bf577c9a5a38adc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍCARO DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "ÍCARO SILVA" "autor_email" => "icarosilva81@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9141 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2075 "inscrito_id" => 4473 "titulo" => "PRÁTICAS DE ESTÁGIO EDUCACIONAL SEGUNDO A PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O desenvolvimento humano é caracterizado dialeticamente pelo processo da aprendizagem que se dá através da interação ao longo da vida. De acordo com a teoria histórico-cultural, o sujeito em desenvolvimento no contexto escolar faz o uso da linguagem para se tornar um sujeito ativo e transformador da cultura em que está inserido, sendo estimulado, através do professor/mediador, para que este se desenvolva todo o seu potencial. Nesta concepção o aprendente é visto como um membro de uma cultura que está em pleno desenvolvimento e em contato com o contexto escolar a partir do momento em que entra na escola, começa a ser estimulado pelo professor com o intuito de desenvolver a sua personalidade. O objetivo deste estudo é relatar a vivência de estagiários de Psicologia Escolar no processo de pesquisa-intervenção junto à alunos e professores na temática do desempenho acadêmico, avaliando a relação professor/aluno a fim de uma reflexão dos métodos e processo de aprendizagem. Realizou-se um estudo de campo, com abordagem qualitativa, que adotou como procedimento inicial a Análise Psicossocial da Escola, do Projeto Político Pedagógico, bem como foram realizadas observações participantes, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com os funcionários, professores e alunos, discussões e debates com o Conselho Tutelar e a comunidade escolar. A escola investigada possui estruturas físicas satisfatórias, entretanto, com base nas entrevistas e coletas de dados sobre o processo de aprendizagem, encontram-se conflitos e queixas em relação ao desempenho profissional de alguns professores da instituição. A temática das relações sociais entre estudantes e professores também foi outro tema de destaque, enfatizando suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se ainda que o desempenho acadêmico e o rendimento acadêmico dos entrevistados em sua maioria foram abaixo da média. Sendo a identificação com os professores um aspecto favorável para o bom desempenho. Percebeu-se que o processo de aprendizagem está ineficiente em determinados aspectos e, segundo a perspectiva histórico-cultural, é preciso que o professor desenvolva um papel ativo na sala de aula e seus métodos sejam significativos para o aluno, de modo que o diálogo e a linguagem entendidos como uma reflexão entre os sujeitos e a formação dos mesmos, podendo transformar a realidade de conhecimento daquela instituição para uma realidade em que os sujeitos tenham uma formação crítica e reflexiva, tornando-se protagonistas do seu fazer." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, HISTÓRICO-CULTURAL, DESEMPENHO ACADÊMICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_22_39_23_idinscrito_4473_a8ca9d4793b59ead3bf577c9a5a38adc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍCARO DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "ÍCARO SILVA" "autor_email" => "icarosilva81@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }