PROCESSO DE LEITURA DE ADULTOS RECENTEMENTE ALFABETIZADOS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9166 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "PROCESSO DE LEITURA DE ADULTOS RECENTEMENTE ALFABETIZADOS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA" "resumo" => "A importância de estudos na área da leitura e do analfabetismo de adultos no Brasil se dá, entre outros fatores, pelo fato de que 93,9% dos analfabetos no país têm 25 anos ou mais, segundo o CENSO 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A presente revisão sistemática da literatura teve por objetivo analisar evidências atuais sobre o processo da leitura em adultos recentemente alfabetizados. Foram realizadas buscas com critérios de inclusão pré-definidos nas bases de dados OneFile, SciELO, MEDLINE, Directory of Open Access Journals e SciELO Brazil. Como descritores, os seguintes termos foram utilizados: “processo de leitura”, “adultos analfabetos”, “reading process” e “illiterate adults”. A inclusão dos artigos foi determinada pela análise do título, palavras-chave, resumo e conclusão. A revisão sistemática incluiu os artigos originais, escritos em inglês ou português, publicados entre os anos de 2009 e 2014. Foram excluídos artigos teóricos, duplicados nas bases de busca e que a temática de investigação não correspondesse à leitura em adultos recentemente alfabetizados. Cada artigo foi classificado conforme as informações registradas no título do estudo, país de origem, ano de desenvolvimento, autor, idioma, objetivos, metodologia e variáveis estudadas. Foram identificados cinco estudos que atenderam aos critérios de inclusão, dentre os quais três em língua portuguesa e dois em língua inglesa. Os estudos analisados sinalizam que são escassas pesquisas, em ambos os idiomas levantados, que contemplem a população adulta e que dêem ênfase ao processo cognitivo da leitura neste público." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "LEITURA, ANALFABETISMO, ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_14_30_07_idinscrito_1111_63800a785e2fd920c2edcb42e571901f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC OLIVEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "ISAAC MARQUES" "autor_email" => "isaac.o.marques@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9166 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "PROCESSO DE LEITURA DE ADULTOS RECENTEMENTE ALFABETIZADOS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA" "resumo" => "A importância de estudos na área da leitura e do analfabetismo de adultos no Brasil se dá, entre outros fatores, pelo fato de que 93,9% dos analfabetos no país têm 25 anos ou mais, segundo o CENSO 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A presente revisão sistemática da literatura teve por objetivo analisar evidências atuais sobre o processo da leitura em adultos recentemente alfabetizados. Foram realizadas buscas com critérios de inclusão pré-definidos nas bases de dados OneFile, SciELO, MEDLINE, Directory of Open Access Journals e SciELO Brazil. Como descritores, os seguintes termos foram utilizados: “processo de leitura”, “adultos analfabetos”, “reading process” e “illiterate adults”. A inclusão dos artigos foi determinada pela análise do título, palavras-chave, resumo e conclusão. A revisão sistemática incluiu os artigos originais, escritos em inglês ou português, publicados entre os anos de 2009 e 2014. Foram excluídos artigos teóricos, duplicados nas bases de busca e que a temática de investigação não correspondesse à leitura em adultos recentemente alfabetizados. Cada artigo foi classificado conforme as informações registradas no título do estudo, país de origem, ano de desenvolvimento, autor, idioma, objetivos, metodologia e variáveis estudadas. Foram identificados cinco estudos que atenderam aos critérios de inclusão, dentre os quais três em língua portuguesa e dois em língua inglesa. Os estudos analisados sinalizam que são escassas pesquisas, em ambos os idiomas levantados, que contemplem a população adulta e que dêem ênfase ao processo cognitivo da leitura neste público." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "LEITURA, ANALFABETISMO, ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_14_30_07_idinscrito_1111_63800a785e2fd920c2edcb42e571901f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC OLIVEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "ISAAC MARQUES" "autor_email" => "isaac.o.marques@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }