“1, 2, 3, CORTA”: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO ORAL E O IMAGÉTICO NO CURTA DI CAVALCANTI, DE GLAUBER ROCHA
"2023-02-02 11:15:50" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91880 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 114 "titulo" => "“1, 2, 3, CORTA”: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO ORAL E O IMAGÉTICO NO CURTA DI CAVALCANTI, DE GLAUBER ROCHA" "resumo" => "Neste trabalho, iremos realizar uma análise crítica da linguagem cinematográfica no filme “Di Cavalcanti” (1977), dirigido, produzido e narrado por Glauber Rocha. Nessa perspectiva, a obra se configura como uma reunião de imagens filmadas no velório do seu amigo Di Cavalcanti. Dessa forma, procurar-se-á entender a relação do filme a partir do contexto de filmagem, do método de narração de Glauber Rocha do poema “Versos íntimos”, de Augusto dos Anjos, e das gravações exibidas na tela, e de que maneira a reunião desses fatores pode influir na produção, na elaboração e interpretação de sentidos e de significados na linguagem audiovisual. Em vista disso, este trabalho pretende adotar como fundamento teórico a teoria da Análise do Discurso da linguagem cinematográfica, tomando por base o livro “O discurso cinematográfico”, escrito por Ismail Xavier. Nesse compasso, essa pesquisa terá como objetivo: investigar o processo de narração aliado às imagens no curta-metragem “Di Cavalcanti” e a forma como a reunião desses recursos atua na construção da exegese do texto no cinema. Ademais, quanto à metodologia a ser utilizada, a pesquisa terá como escopo um viés analítico, documental e qualitativo. Por fim, procurar-se-á compreender de que forma a narração pode funcionar como um complemento de sentido para as imagens, uma vez que o imagético é polissêmico e pode levar o espectador a interpretar o que é visto e ouvido de diferentes modos, mesmo que estes conversem indiretamente com a mensagem projetada e/ou pretendida pela produção/direção do filme." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 06: LITERATURA, CINEMA E FOTOGRAFIA: AFINIDADES ELETIVAS, HÍBRIDAS E EM DERIVA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV183_MD1_ID114_TB46_09012023170802.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDARTA DA SILVA MATOS" "autor_nome_curto" => "SIDARTA MATOS" "autor_email" => "sidartamatos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91880 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 114 "titulo" => "“1, 2, 3, CORTA”: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO ORAL E O IMAGÉTICO NO CURTA DI CAVALCANTI, DE GLAUBER ROCHA" "resumo" => "Neste trabalho, iremos realizar uma análise crítica da linguagem cinematográfica no filme “Di Cavalcanti” (1977), dirigido, produzido e narrado por Glauber Rocha. Nessa perspectiva, a obra se configura como uma reunião de imagens filmadas no velório do seu amigo Di Cavalcanti. Dessa forma, procurar-se-á entender a relação do filme a partir do contexto de filmagem, do método de narração de Glauber Rocha do poema “Versos íntimos”, de Augusto dos Anjos, e das gravações exibidas na tela, e de que maneira a reunião desses fatores pode influir na produção, na elaboração e interpretação de sentidos e de significados na linguagem audiovisual. Em vista disso, este trabalho pretende adotar como fundamento teórico a teoria da Análise do Discurso da linguagem cinematográfica, tomando por base o livro “O discurso cinematográfico”, escrito por Ismail Xavier. Nesse compasso, essa pesquisa terá como objetivo: investigar o processo de narração aliado às imagens no curta-metragem “Di Cavalcanti” e a forma como a reunião desses recursos atua na construção da exegese do texto no cinema. Ademais, quanto à metodologia a ser utilizada, a pesquisa terá como escopo um viés analítico, documental e qualitativo. Por fim, procurar-se-á compreender de que forma a narração pode funcionar como um complemento de sentido para as imagens, uma vez que o imagético é polissêmico e pode levar o espectador a interpretar o que é visto e ouvido de diferentes modos, mesmo que estes conversem indiretamente com a mensagem projetada e/ou pretendida pela produção/direção do filme." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 06: LITERATURA, CINEMA E FOTOGRAFIA: AFINIDADES ELETIVAS, HÍBRIDAS E EM DERIVA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV183_MD1_ID114_TB46_09012023170802.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDARTA DA SILVA MATOS" "autor_nome_curto" => "SIDARTA MATOS" "autor_email" => "sidartamatos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }