QUÍMICA DAS SENSAÇÕES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO-PB POR MEIO DO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO
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Em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e o projeto tem inserido os estudantes do curso de licenciatura em Química no cotidiano das escolas Publicas, promovendo uma relação entre os licenciandos e o estudante da rede publica. Na escola Estadual Francisco Ernesto do Rêgo, foi desenvolvida a atividade “Química das Sensações e Educação Inclusiva” desenvolvida por monitores bolsistas do projeto de ID, essa proposta teve como objetivo a interação dos conteúdos de Química com a educação inclusiva. Segundo Retondo e Farias (2010) as sensações e as percepções estão presentes em todos os momentos da vida e são elas que tornam os seres humanos únicos, capazes de interagir entre si, formando sociedades, culturas ou grupos. No entanto, a educação inclusiva precisa que haja interferências significativas no processo de aprendizagem e uma atitude educativa especifica da escola. Logo a realização da atividade química das sensações (sabor) promove uma diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento da sua vida. Para a aplicação da atividade proposta, primeiramente fez um levantamento bibliográfico dos conteúdos, organizou os materiais a serem utilizados. Para dar o sentido a sensação do sabor foram usados alimentos com 4 tipos de sabores: doce, amargo, salgado e azedo. Esses alimentos permitam a interação entre o alimento e o conteúdo reações químicas relacionando a sensação do sabor. Ao caminhar da atividade percebemos que a nossa sobrevivência está relacionada com as sensações expostas, pois envolve a fome, a vontade de comer e os alimentos que necessitamos digerir ou não. O sabor é meramente estabelecido, por isso que cada região ou população tem uma alimentação e uma preferencia alimentar característica. 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