Artigo Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1

E-books

ISBN: 978-65-86901-93-1

AS DESIGNAÇÕES PARA A RÓTULA DO JOELHO NO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL COM BASE EM DADOS DO PROJETO ALIB.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) Simpósio Temático 07: Variação Linguística
"2023-01-27 11:17:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92169
    "edicao_id" => 308
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "AS DESIGNAÇÕES PARA A RÓTULA DO JOELHO NO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL COM BASE EM DADOS DO PROJETO ALIB."
    "resumo" => "Este trabalho objetiva divulgar o resultado da análise das respostas obtidas para a questão 117 do Questionário Semântico-lexical (QSL), assim formulada: como se chama o osso redondo que se localiza na frente do joelho (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001, p. 30). Esta pesquisa está alicerçada em um Projeto de maior amplitude, o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB) que tem como objetivo principal descrever a realidade linguística brasileira no tocante à Língua Portuguesa. O corpus analisado foi constituído a partir das entrevistas realizadas com 188 informantes, pertencentes às 44 localidades selecionadas pelo Projeto na Região Sul do Brasil. Os informantes escolhidos têm o seguinte perfil: em cada localidade foram inquiridos dois homens e duas mulheres com duas faixas etárias distintas. A faixa etária I abrange informantes de 18 a 30 anos e a II engloba falantes de 50 a 65 anos. Nas capitais, há a estratificação por nível de escolaridade. Dessa forma, nos interiores foram inquiridos quatro informantes que possuíam nível fundamental incompleto e, nas capitais, foram acrescidos mais quatro que possuíam nível universitário completo. Os dados foram analisados do ponto de vista teórico-metodológico pelos vieses da Dialetologia, da Lexicologia e da Semântica. Os resultados alcançados trazem como denominações para o referente estudado lexias simples e compostas tais como: bolacha/bolacha do joelho, rótula/rótula do joelho, tramela/tramela do joelho, chicochoelo, bola/bola do joelho, tampa/tampa do joelho. Demonstra-se o levantamento das lexias documentadas por meio de gráficos, tabelas e cartas linguísticas. A pesquisa lexicográfica resultou em coleta parcial de dados em obras de Língua Portuguesa e em manuais de anatomia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 07: Variação Linguística"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD4_ID116_TB26_28102022103143.pdf"
    "created_at" => "2023-02-17 09:13:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA BRITO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talita.brito@ufba.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
    "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
    "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92169
    "edicao_id" => 308
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "AS DESIGNAÇÕES PARA A RÓTULA DO JOELHO NO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL COM BASE EM DADOS DO PROJETO ALIB."
    "resumo" => "Este trabalho objetiva divulgar o resultado da análise das respostas obtidas para a questão 117 do Questionário Semântico-lexical (QSL), assim formulada: como se chama o osso redondo que se localiza na frente do joelho (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001, p. 30). Esta pesquisa está alicerçada em um Projeto de maior amplitude, o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB) que tem como objetivo principal descrever a realidade linguística brasileira no tocante à Língua Portuguesa. O corpus analisado foi constituído a partir das entrevistas realizadas com 188 informantes, pertencentes às 44 localidades selecionadas pelo Projeto na Região Sul do Brasil. Os informantes escolhidos têm o seguinte perfil: em cada localidade foram inquiridos dois homens e duas mulheres com duas faixas etárias distintas. A faixa etária I abrange informantes de 18 a 30 anos e a II engloba falantes de 50 a 65 anos. Nas capitais, há a estratificação por nível de escolaridade. Dessa forma, nos interiores foram inquiridos quatro informantes que possuíam nível fundamental incompleto e, nas capitais, foram acrescidos mais quatro que possuíam nível universitário completo. Os dados foram analisados do ponto de vista teórico-metodológico pelos vieses da Dialetologia, da Lexicologia e da Semântica. Os resultados alcançados trazem como denominações para o referente estudado lexias simples e compostas tais como: bolacha/bolacha do joelho, rótula/rótula do joelho, tramela/tramela do joelho, chicochoelo, bola/bola do joelho, tampa/tampa do joelho. Demonstra-se o levantamento das lexias documentadas por meio de gráficos, tabelas e cartas linguísticas. A pesquisa lexicográfica resultou em coleta parcial de dados em obras de Língua Portuguesa e em manuais de anatomia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 07: Variação Linguística"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD4_ID116_TB26_28102022103143.pdf"
    "created_at" => "2023-02-17 09:13:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA BRITO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talita.brito@ufba.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
    "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
    "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 308
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
        "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
        "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => """
          A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
          """
        "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
        "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-16"
        "final_evento" => "2022-11-18"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
        "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 308
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
        "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
        "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => """
          A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
          """
        "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
        "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-16"
        "final_evento" => "2022-11-18"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
        "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 194
                "edicao_id" => 308
                "codigo" => "978-65-86901-93-1"
                "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg"
                "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
                "prefacio" => """
                  A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf"
                "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
                "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 194
                "edicao_id" => 308
                "codigo" => "978-65-86901-93-1"
                "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg"
                "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
                "prefacio" => """
                  A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf"
                "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
                "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho objetiva divulgar o resultado da análise das respostas obtidas para a questão 117 do Questionário Semântico-lexical (QSL), assim formulada: como se chama o osso redondo que se localiza na frente do joelho (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001, p. 30). Esta pesquisa está alicerçada em um Projeto de maior amplitude, o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB) que tem como objetivo principal descrever a realidade linguística brasileira no tocante à Língua Portuguesa. O corpus analisado foi constituído a partir das entrevistas realizadas com 188 informantes, pertencentes às 44 localidades selecionadas pelo Projeto na Região Sul do Brasil. Os informantes escolhidos têm o seguinte perfil: em cada localidade foram inquiridos dois homens e duas mulheres com duas faixas etárias distintas. A faixa etária I abrange informantes de 18 a 30 anos e a II engloba falantes de 50 a 65 anos. Nas capitais, há a estratificação por nível de escolaridade. Dessa forma, nos interiores foram inquiridos quatro informantes que possuíam nível fundamental incompleto e, nas capitais, foram acrescidos mais quatro que possuíam nível universitário completo. Os dados foram analisados do ponto de vista teórico-metodológico pelos vieses da Dialetologia, da Lexicologia e da Semântica. Os resultados alcançados trazem como denominações para o referente estudado lexias simples e compostas tais como: bolacha/bolacha do joelho, rótula/rótula do joelho, tramela/tramela do joelho, chicochoelo, bola/bola do joelho, tampa/tampa do joelho. Demonstra-se o levantamento das lexias documentadas por meio de gráficos, tabelas e cartas linguísticas. A pesquisa lexicográfica resultou em coleta parcial de dados em obras de Língua Portuguesa e em manuais de anatomia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.