Artigo Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2

E-books

ISBN: 978-65-86901-94-8

TOMIE E O ETERNO RETORNO DE UMA MULHER ESQUARTEJADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) Simpósio Temático 03: Literatura e Violência
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O corpo esquartejado da personagem é metamorfoseado em uma monstruosidade e seus pedaços podem vir a se tornarem novas Tomies, a sua transformação tem como consequência a morte dos que estão ao seu redor. A partir das propostas de Kristeva (1941), analiso como o mangá explora o corpo como um signo da abjeção, que marca e excede as fronteiras da humanidade, da vida e da feminilidade. É feita uma discussão quanto ao feminino monstruoso a partir das abordagens de Taylor (2010), mostrando o quanto as ações da mulher monstruosa expõe o gênero como uma relação de poder. Ao fim, concluo com a reflexão sobre como as estratégias usadas para mobilizar tais temáticas permitem que a violência de gênero seja apresentada a partir de uma ambiguidade, visto que, através da espetacularização e da vingança, é produzido um jogo entre o lugar do assassino e da vítima.Tomie é um mangá de horror publicado em 1987, de autoria de Junji Ito. 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Neste cen&aacute;rio, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da vis&atilde;o fragmentada de produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, buscando-se articular e produzir coer&ecirc;ncia dial&oacute;gica entre diversos campos de saberes.<br />\r\nAs fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento j&aacute; n&atilde;o conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, d Como processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando movimentos de articula&ccedil;&atilde;o entre teoria e pr&aacute;tica. Conforme ressaltou Helo&iacute;sa Luck, em sua obra &ldquo;Pedagogia interdisciplinar: fundamentos te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos&rdquo;, o objetivo da interdisciplinaridade &eacute; &ldquo;promover a supera&ccedil;&atilde;o da vis&atilde;o restrita de mundo e a compreens&atilde;o da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreens&atilde;o da realidade e do homem como o ser determinante e determinado&rdquo;. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\nComo processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando moviment Sob o vi&eacute;s interdisciplinar, estudos lingu&iacute;sticos e liter&aacute;rios conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cen&aacute;rios de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas te&oacute;ricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimens&otilde;es dial&oacute;gicas, em sintonia com pr&aacute;ticas hist&oacute;ricas, sociais e culturais. 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Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a ter&aacute; a oportunidade de fazer uma imers&atilde;o em pesquisas e relatos de experi&ecirc;ncias que focalizam o potencial dos estudos liter&aacute;rios em suas dimens&otilde;es trans/interdisciplinares.&nbsp;<br />\r\nReconhecendo a import&acirc;ncia de ampliar o di&aacute;logo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL &ndash; Congresso Nacional No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\nNo campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leito Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\nComo fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis No campo dos estudos liter&aacute;rios, diversos/as pesquisadores/as participam desta publica&ccedil;&atilde;o e evidenciam o lugar da literatura no cen&aacute;rio da produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica. 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Os textos, aqui reunidos, trazem contribui&ccedil;&otilde;es para ampliar o debate no campo dos estudos liter&aacute;rios e consolidam a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica na &aacute;rea com articula&ccedil;&otilde;es entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cen&aacute;rios de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n&nbsp;As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma esp&eacute;cie de orquestra polif&ocirc;nica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acad&ecirc;micos e escolares a partir dos cont&iacute;nuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos liter&aacute;rios.&nbsp;<br />\r\nOs debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas pro Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\nConvidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde; <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook2" "logo" => null "capa" => "63ef680a9446a_17022023084202.jpg" "timbrado" => "63d3dd71b28a8_27012023111929.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:19:29" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 309 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-2" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento j&aacute; n&atilde;o conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cen&aacute;rio din&acirc;mico da expans&atilde;o da &ldquo;intelig&ecirc;ncia coletiva&rdquo; como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conex&otilde;es sociais nas redes abertas da internet. 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(LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\nComo processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando moviment Sob o vi&eacute;s interdisciplinar, estudos lingu&iacute;sticos e liter&aacute;rios conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cen&aacute;rios de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas te&oacute;ricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimens&otilde;es dial&oacute;gicas, em sintonia com pr&aacute;ticas hist&oacute;ricas, sociais e culturais. 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Os cap&iacute;tulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos, evidenciando interconex&otilde;es entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\nNo campo dos estudos liter&aacute;rios, diversos/as pesquisadores/as participam desta publica&ccedil;&atilde;o e evidenciam o lugar da literatura no cen&aacute; &nbsp;As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma esp&eacute;cie de orquestra polif&ocirc;nica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimens&otilde;es poliss&ecirc;micas e intertextuais. 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Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\nConvidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde; <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef680a9835e_17022023084202.pdf" "arquivo" => "17022023102212-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:19:29" "updated_at" => "2023-02-17 10:22:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2023

Resumo

Tomie é um mangá de horror publicado em 1987, de autoria de Junji Ito. A obra gira ao redor de Tomie, uma jovem que encarna, ao mesmo tempo, a monstruosidade e a hiperfeminilidade (ZIGA, 2021). A personagem é apresentada como uma entidade que tem a habilidade de produzir um encantamento em homens que, a partir de um apaixonamento, tendem a matá-la e esquartejá-la. O corpo esquartejado da personagem é metamorfoseado em uma monstruosidade e seus pedaços podem vir a se tornarem novas Tomies, a sua transformação tem como consequência a morte dos que estão ao seu redor. A partir das propostas de Kristeva (1941), analiso como o mangá explora o corpo como um signo da abjeção, que marca e excede as fronteiras da humanidade, da vida e da feminilidade. É feita uma discussão quanto ao feminino monstruoso a partir das abordagens de Taylor (2010), mostrando o quanto as ações da mulher monstruosa expõe o gênero como uma relação de poder. Ao fim, concluo com a reflexão sobre como as estratégias usadas para mobilizar tais temáticas permitem que a violência de gênero seja apresentada a partir de uma ambiguidade, visto que, através da espetacularização e da vingança, é produzido um jogo entre o lugar do assassino e da vítima.

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