PEDALAR COM SEGURANÇA NA CIDADE: EXPERIENCIAS DE MULHERES CICLOATIVISTAS CHILENAS
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Quanto aos procedimentos metodológicos, para a coleta de dados foi empregada a técnica de entrevista semi-estruturada e a abordagem qualitativa da análise do fenômeno situado composta da análise ideográfica e nomotética, para apresentar as experiencias de cinco mulheres líderes cicloativistas em Santiago de Chile. Como critérios de seleção das entrevistas: a) a condição de ser mulher cicloativista; b) participar ativamente em organizações sociais ou acadêmicas; c) desenvolver projetos político-pedagógicos com bicicletas. As mulheres selecionadas foram as seguintes: duas diretoras das organizaçoes Bicicultura e Muevete Santiago, duas professoras que trabalham respectivamente nos campos da saúde pública na Facultad de Ciencias Médicas da Universidad de Santiago de Chile (USACH) e urbanismo no Departamento de Ingeniería de Transporte y Logística da Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-CH) e uma gestora da empresa de cicloentregas Panteras. Este trabalho apresenta parte dos resultados desta pesquisa, especificamente, a categoria temática “Pedalar com segurança na cidade composta das unidades de significa: 1) Planejamento urbano equitativo: infraestrutura cicloviária, fiscalização da velocidade viária e diminuição de estacionamentos de bens privados em via pública para desincentivo do uso do automóvel; 2) Percepção da mulher ciclista: medo do transito como impedimento para pedalar, capacidade de “ler” o transito para evitar acidentes e incentivar as meninas a praticar atividade física para melhorar suas capacidades cognitivas; 3) Educação para o uso da bicicleta: ensinar as mulheres a pedalar com foco na destreza física e técnica de mecânica para autonomia individual, necessidade de políticas públicas que facilitem a vida da mulher, a exemplo do projeto Rutas Bacanes e a criação de espaços de mecânica colaborativa ao reunir mulheres para compartilhar saberes. Consideramos que a emergência do discurso feminino cicloativista chileno sobre o ciclismo urbano, busca integrar diversos atores sociais para ampliar a discussão sobre a mobilidade ativa por bicicleta nos estabelecimentos educacionais de ensino básico e superior e na agenda pública da política municipal e que esta prática social influencie na convivência viária “motorista-ciclista-pedestre” no sentido de ampliar os diálogos cidadãos na vida social desta metrópole" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 08 - Políticas Públicas e Gestão da Educação Física e Esporte" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID62_TB33_13042023110107.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA SOLEDAD TRONCOSO ROBLES DRI MANFIOLETE" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandra.troncoso.robles@gm" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92263 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 33 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "PEDALAR COM SEGURANÇA NA CIDADE: EXPERIENCIAS DE MULHERES CICLOATIVISTAS CHILENAS" "resumo" => "Para as mulheres, a mobilidade ativa por bicicleta diz respeito aos signos de liberdade, política e educação na ocupação compartilhada das vias públicas, porém, há barreiras culturais geradoras de vulnerabilidade para habitar esses espaços públicos. 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