O ENSINO DOS ESPORTES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92267 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "O ENSINO DOS ESPORTES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O Esporte enquanto fenômeno sociocultural contemporâneo tem sido palco de diversos debates quanto a sua significância educativa nas aulas de Educação Física nas últimas cinco décadas. Neste cenário, algumas críticas se voltaram ao Esporte, especialmente relacionadas ao seu objetivo de formação de atletas e à abordagem pedagógica utilizada, muitas vezes pouco motivante, mecânica e excludente. Com isso, a busca pelo tratamento pedagógico adequado ao Esporte nas aulas de Educação Física faz levantar algumas indagações importantes para uma reflexão e mobilização para a mudança da prática, como relacionadas aos motivos para o ensino dos Esportes, aos conteúdos a serem ensinados no contexto dos Esportes e às estratégias pedagógicas de ensino dos Esportes. Em vista disso, o objetivo deste ensaio é discutir a participação do ensino dos Esportes para a formação integral de crianças e adolescentes a partir de uma perspectiva pedagógica específica, que dá luz às Habilidades para a Vida (HV). O conceito de HV, traduzido do inglês Life Skills, representa um conjunto de competências, valores e habilidades que são desenvolvidos em um contexto (nesse caso, o esportivo) e transferidos para outros da vida cotidiana, como a casa, a escola e a comunidade. As HV mais evidentes nos Esportes são do tipo interpessoal como respeito, honestidade e trabalho em equipe e do tipo intrapessoal como perseverança, definição de metas e regulação emocional. Nesse sentido, quanto maior a intencionalidade do/a professor/a em ensinar, discutir e proporcionar possibilidades de transferência das HV, mais chances de êxito os/as estudantes terão de colocá-las em prática em diversos outros contextos. Nessa perspectiva pedagógica de ensino dos esportes, o “saber corporal” se dá a partir da aprendizagem tática dos esportes, beneficiando-se da semelhança que algumas modalidades esportivas têm na sua lógica interna. O “saber conceitual” pode ser dividido em um conhecimento técnico, atrelado a análise da lógica interna dos esportes e um conhecimento crítico, que discute o lugar que esse esporte ocupa na sociedade e suas transformações. Já o “saber atitudinal” objeto principal deste estudo, busca ensinar e desenvolver valores e competências com uma intervenção pedagógica mais ativa do que comumente vem sendo utilizada na Educação Física escolar. Desta forma, entende-se que aprofundar a discussão sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na abordagem do conteúdo “Esportes” na Educação Física escolar torna-se fundamental se queremos formar estudantes em sua integralidade e que tenham a capacidade de transferir os conhecimentos, habilidades e competências aprendidos no contexto esportivo e escolar para outros ambientes da vida cotidiana. Da mesma forma, levar o debate sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na Educação Física escolar para a prática profissional, de forma implícita e explícita, permitirá a emersão de novas estratégias de ensino no âmbito da dimensão “atitudinal” do conhecimento." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID54_TB37_18042023115937.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON BORGES VELLOZO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "anderson.vellozo@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92267 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "O ENSINO DOS ESPORTES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O Esporte enquanto fenômeno sociocultural contemporâneo tem sido palco de diversos debates quanto a sua significância educativa nas aulas de Educação Física nas últimas cinco décadas. Neste cenário, algumas críticas se voltaram ao Esporte, especialmente relacionadas ao seu objetivo de formação de atletas e à abordagem pedagógica utilizada, muitas vezes pouco motivante, mecânica e excludente. Com isso, a busca pelo tratamento pedagógico adequado ao Esporte nas aulas de Educação Física faz levantar algumas indagações importantes para uma reflexão e mobilização para a mudança da prática, como relacionadas aos motivos para o ensino dos Esportes, aos conteúdos a serem ensinados no contexto dos Esportes e às estratégias pedagógicas de ensino dos Esportes. Em vista disso, o objetivo deste ensaio é discutir a participação do ensino dos Esportes para a formação integral de crianças e adolescentes a partir de uma perspectiva pedagógica específica, que dá luz às Habilidades para a Vida (HV). O conceito de HV, traduzido do inglês Life Skills, representa um conjunto de competências, valores e habilidades que são desenvolvidos em um contexto (nesse caso, o esportivo) e transferidos para outros da vida cotidiana, como a casa, a escola e a comunidade. As HV mais evidentes nos Esportes são do tipo interpessoal como respeito, honestidade e trabalho em equipe e do tipo intrapessoal como perseverança, definição de metas e regulação emocional. Nesse sentido, quanto maior a intencionalidade do/a professor/a em ensinar, discutir e proporcionar possibilidades de transferência das HV, mais chances de êxito os/as estudantes terão de colocá-las em prática em diversos outros contextos. Nessa perspectiva pedagógica de ensino dos esportes, o “saber corporal” se dá a partir da aprendizagem tática dos esportes, beneficiando-se da semelhança que algumas modalidades esportivas têm na sua lógica interna. O “saber conceitual” pode ser dividido em um conhecimento técnico, atrelado a análise da lógica interna dos esportes e um conhecimento crítico, que discute o lugar que esse esporte ocupa na sociedade e suas transformações. Já o “saber atitudinal” objeto principal deste estudo, busca ensinar e desenvolver valores e competências com uma intervenção pedagógica mais ativa do que comumente vem sendo utilizada na Educação Física escolar. Desta forma, entende-se que aprofundar a discussão sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na abordagem do conteúdo “Esportes” na Educação Física escolar torna-se fundamental se queremos formar estudantes em sua integralidade e que tenham a capacidade de transferir os conhecimentos, habilidades e competências aprendidos no contexto esportivo e escolar para outros ambientes da vida cotidiana. Da mesma forma, levar o debate sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na Educação Física escolar para a prática profissional, de forma implícita e explícita, permitirá a emersão de novas estratégias de ensino no âmbito da dimensão “atitudinal” do conhecimento." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID54_TB37_18042023115937.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON BORGES VELLOZO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "anderson.vellozo@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }